Como fazer a manutenção do motor de um barco usado em águas salgadas

Escrito por will charpentier | Traduzido por alexandre lima
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Como fazer a manutenção do motor de um barco usado em águas salgadas
Barcos ancorados (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Mesmo que navegar no mar seja uma aventura, navegar em água doce tem suas vantagens. A água salgada é corrosiva e pode danificar os sistemas de arrefecimento e de direção do barco, o que pode causar a corrosão dos fios, até mesmo sob o painel de instrumentos. Cascos de aço ou alumínio precisam de cuidados especiais caso você deixe o barco ancorado em um ambiente de água salgada. Até mesmo se você ficar apenas algumas horas em águas salgadas, vai precisar raspar ou pintar o casco frequentemente para se livrar das pestes marinhas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Mangueira de jardim e uma fonte de água potável
  • Lavador de motores de popa
  • Ânodos sacrificiais de zinco
  • Tinta de casco certificada pela IMO
  • Spray selante para fios

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Instruções

  1. 1

    Depois de remover o barco da água, use sua mangueira de jardim para lavar o barco por dentro e por fora com água doce. A água salgada é corrosiva e pode danificar o acabamento e a mobília do seu barco. Depois disso, seque-o completamente e cubra-o com uma capa para barcos para protegê-lo da chuva e reduzir o mofo e a decomposição.

  2. 2

    Faça a manutenção dos ânodos sacrificiais de zinco do seu motor, trocando-os quando necessário. Se o seu barco tem um casco de aço ou alumínio, verifique semanalmente o seu zinco também; o casco é a maior parte do barco em contato com a água, e os seus zincos podem se deteriorar mais rápido que os do motor. Substitua-os quando estiverem com a metade do tamanho original.

  3. 3

    Algumas espécies marinhas são invasivas, e alteram ou destroem os ambientes marinhos. As cracas podem "pegar carona" no seu barco e reduzir a velocidade e o desempenho dele. Se você mantém o seu barco em um porto de água salgada, pinte o fundo com uma tinta certificada pela IMO e que seja de anti-incrustação. Se o seu barco é rebocado com uma certa frequência, verifique o fundo quando você rebocá-lo e remova qualquer forma de vida que tenha se prendido ao casco.

  4. 4

    Use suas "orelhas de coelho", os lavadores de motor de popa que lembram protetores de orelha, para lavar o seu motor com água doce por pelo menso cinco minutos antes de guardar o barco para deixá-lo preparado para a próxima viagem. Um outro bom hábito é aplicar graxa no motor pelo menos uma vez por semana para prevenir que a água salgada entre nos rolamentos.

  5. 5

    Com um spray isolante, como o da marca Scotch, pulverize os fios nos sistemas de instrumentos e entretenimento do barco. A água salgada vai corroer fios expostos em pouco tempo.

Dicas & Advertências

  • Incline a ponta do trailer para cima, com a tampa de drenagem removida, para fazer a gravidade ajudá-lo a esvaziar o barco.
  • Não cubra o seu barco antes de secar todas as superfícies, não importa se sua viagem foi em água salgada ou doce.

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