Como fazer a manutenção de uma scooter Honda Silverwing

Escrito por tom becker | Traduzido por moises albuquerque
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Como fazer a manutenção de uma scooter Honda Silverwing
Manutenção regular é importante em todas as scooters (piston de scooter image by Vetea TOOMARU from Fotolia.com)

Manutenção regular é essencial para scooters, mais ainda que para carros, pois o motor de scooters precisa trabalhar mais e a falha de componentes é mais frequente. Perder o controle quando estiver pilotando pode resultar em ferimentos graves, então saber como fazer a manutenção da sua scooter é essencial para uma pilotagem segura. Com 600cc, a Honda Silverwing é uma das maiores scooters nas ruas, porém a manutenção regular dessa grande scooter pode ser feita em casa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Scooter Honda Silverwing
  • Papéis-toalha
  • Manômetro de pneus
  • Voltímetro
  • Kit de ferramentas de soquete
  • Chave de soquete
  • Bacia de óleo
  • Óleo de motor de scooters
  • Lubrificante de cabos de scooter
  • Fluído de transmissão de scooter
  • Chave de fenda Phillips
  • Calibrador de lâminas
  • Ímã
  • Micrômetro
  • Kit de calços de compensação
  • Chave de velas de ignição

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Instruções

    Manutenção a fazer a cada 400 km ou todo mês

  1. 1

    Confira o nível de óleo do motor. Remova a tampa de óleo e a vareta de óleo. Limpe a vareta de óleo com um papel-toalha e recoloque-a. Remova a vareta de óleo e confira o nível de óleo do motor na vareta. Adicione mais óleo, se o nível estiver baixo.

  2. 2

    Com o manômetro, verifique a pressão dos pneus. Desenrosque a tampa das válvulas e encaixe a abertura do manômetro sobre o pito. Se a pressão estiver baixa, calibre o pneu com a pressão sugerida pelo fabricante.

  3. 3

    Verifique as luzes e a buzina, para assegurar-se de que estão todas funcionando corretamente. Substitua as lâmpadas, se necessário. As proteções das lâmpadas em uma Honda Silverwing podem ser removidas com uma chave de fenda Phillips.

  4. 4

    Verifique o nível da bateria. Conecte o fio positivo do voltímetro ao terminal positivo da bateria e conecte o fio negativo do voltímetro ao terminal negativo da bateria. Substitua a bateria, se ela não estiver operando voltagem.

    Manutenção a ser feita a cada 1600 km ou a cada 6 meses

  1. 1

    Troque o óleo do motor. Rode o motor até aquecê-lo, o que permitirá ao óleo fluir mais livremente. Insira a bacia debaixo da parte onde a tampa de óleo e a vareta de óleo estão localizadas. Remova a tampa de óleo e a vareta. Desparafuse a tampa de saída de óleo do motor debaixo do reservatório de óleo com uma chave soquete e remova o plugue, a mola e a peneira de óleo. Drene todo o óleo. Desparafuse o filtro de óleo com uma chave inglesa para filtros. Substitua o filtro de óleo. Recoloque o plugue de óleo, mola, peneira de óleo e a tampa de saída de óleo. Reencha o óleo do motor de acordo com as recomendações do fabricante. Limpe a vareta de óleo com um papel-toalha e recoloque a tampa de óleo e a vareta. Verifique o nível de óleo e adicione mais, se necessário. Recoloque a tampa de óleo e a vareta. Livre-se do óleo de motor de acordo com as leis de despejos de óleo da sua região.

  2. 2

    Verifique os pneus, quanto a rachaduras ou desgaste excessivo. Substitua-os, se necessário.

  3. 3

    Verifique os pitos dos pneus, quanto a vazamentos ou rachaduras. Substitua-os, se necessário. Às vezes substituir todo o pneu é válido para evitar o custo de uma reparação profissional do pito.

  4. 4

    Verifique todos os cabos dos freios e do acelerador, para assegurar-se de que estão movendo-se livremente. Lubrifique, se necessário, com um lubrificante de cabos de scooter.

  5. 5

    Verifique todas as porcas e os parafusos, para ter certeza de que estão seguramente apertados. As peças de fixação sobre o escapamento e o silenciador, assim como os eixos dianteiro e traseiro, são especialmente importantes.

    Manutenção a ser feita a cada 3200 km ou a cada ano

  1. 1

    Troque o fluído de transmissão. A Silverwing possui dois parafusos na caixa de transmissão, para preencher e drenar o fluído de transmissão. O parafuso de preenchimento está na parte superior da lateral da caixa de transmissão e o parafuso de drenagem está debaixo da caixa de transmissão. Coloque uma bacia de óleo debaixo do parafuso de drenagem. Desparafuse o parafuso de preenchimento e de drenagem com uma chave soquete. Drene todo o fluído de transmissão. Recoloque o parafuso de drenagem com uma chave soquete. Encha novamente o fluído de transmissão de acordo com as recomendações do fabricante. Recoloque o parafuso de preenchimento com uma chave soquete. Livre-se do fluído de transmissão usado de acordo com as leis de despejo de óleo da sua região.

  2. 2

    Verifique o filtro de ar. Remova os quatro parafusos em torno das bordas do espaço de armazenamento por baixo do assento com uma chave soquete para remover o spoiler. Remova os dois parafusos de cada lado da parte inferior das luzes de freio, com uma chave de fenda Phillips apropriada para o painel traseiro.

    Remova os dois parafusos na parte superior dos painéis laterais com uma chave de fenda Phillips apropriada para os painéis laterais. Remova os doze parafusos que prendem a tampa do filtro de ar e retire o painel. Inspecione o filtro de ar, para determinar se deve ser substituído. Substitua-o, se necessário. Recoloque a tampa do filtro de ar e aperte todos os doze parafusos no lugar com uma chave de fenda Phillips.

    Recoloque os painéis laterais e aperte os dois parafusos que seguram-os no lugar com uma chave de fenda Phillips. Recoloque o painel traseiro e aperte os dois parafusos que prendem-o no lugar com uma chave de fenda Phillips. Substitua o spoiler e aperte os quatro parafusos que o prendem no lugar com uma chave soquete.

  3. 3

    Confira se há desgastes nas lonas de freio. Substitua-as, se necessário.

  4. 4

    Verifique todos os cabos de freio e do acelerador para assegurar-se de que estão movendo-se livremente. Lubrifique-os, se necessário, com um lubrificante de cabos de scooter.

  5. 5

    Verifique e ajuste a folga das válvulas. Remova todos os painéis para expor a vela de ignição e a tampa da válvula. A vela de ignição está localizada no lado esquerdo do centro do motor. Retire a tampa de borracha e fio da vela de ignição e remova a vela de ignição com a chave de velas. Desligue os dois tubos que ligam a tampa da válvula, situada no centro da scooter. Remova os parafusos que prendem a tampa da válvula na cabeça do cilindro com uma chave soquete. Remova a tampa da válvula. Deslize o balancin além do comando de válvulas para expor o calço da válvula de admissão. Retire o calço da válvula de admissão com um ímã. Meça o calço da válvula de admissão com um micrômetro para garantir que a folga das válvulas corresponde às especificações do fabricante. Substitua por um novo calço da válvula, se necessário. Meça a distância entre o calço da válvula de admissão e do balancin com um calibrador de lâminas para determinar o ajuste correto. Retorne o calço da válvula para o comando de válvulas. Deslize o balancim de volta no lugar. Verifique a válvula de escape da mesma maneira. Recoloque a tampa da válvula e aperte os parafusos que prendem-o no lugar com uma chave soquete. Recoloque os dois tubos que ligam a tampa da válvula. Aperte a vela de ignição de volta no lugar com uma chave de velas. Recoloque a tampa da vela de ignição e o cabo. Recoloque todos os painéis.

  6. 6

    Verifique se há desgaste e rachaduras na correia de transmissão. Remova a proteção da correia de transmissão, retirando todos os parafusos que a seguram no lugar, com uma chave soquete. Inspecione a correia de transmissão, para ver se está rachada ou se possui algum excesso de desgaste, como um "trincado", que faz a correia ter um brilho ou uma aparência "envidraçada". Substitua a correia, se algum desses tipos de desgaste estiverem presentes. Para substituir a correia, puxe a catraca de tração traseira em sua direção. Isso aliviará a pressão sobre a correia. Remova a correia danificada. Ponha uma nova correia de transmissão em seu lugar e coloque-a na posição usando um movimento de balanço.

  7. 7

    Verifique a roda e os rolamentos da direção. Eles estão localizados nas rodas e na coluna de direção, respectivamente. Deve ser difícil para um não profissional determinar se os rolamentos estão apresentando falhas. Em caso de dúvida, consulte um mecânico profissional de scooter e solicite a substituição de rolamentos com falha ao mecânico profissional de scooter.

Dicas & Advertências

  • A maior parte da manutenção em uma scooter pode ser feita em casa, mas se você sentir que qualquer tipo de manutenção está além das suas habilidades ou do seu nível de aptidão, consulte um mecânico profissional de scooter.

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