O que fazer quando os pés e mãos estão formigando e ardendo?

Escrito por elizabeth dearborn | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando os pés e mãos estão formigando e ardendo?
O formigamento e a queimação são sentidos na área indicada

Formigamento e queimação nas mãos e pés têm várias causas possíveis. Se a parestesia, ou sensação anormal, é em ambos os lados do corpo e não é aliviada pelo repouso ou com analgésicos isentos de prescrição, deve-se consultar um especialista. Este artigo centra-se em algumas das condições que causam dor, formigamento e sensação de queimação, mas existem outros. Procure o conselho de um profissional qualificado a qualquer momento que se tenha um problema médico.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do Túnel Carpal resulta do estreitamento, ou estenose, do túnel do carpo, que envolve o nervo mediano, os ligamentos e os tendões que estão ligados à mão. As pessoas que fazem o trabalho repetitivo com as mãos são propensas a desenvolverem essa síndrome, que causa formigamento na área azul da mão, como ilustrado aqui, e pode causar dor irradiada para o antebraço interior. Se você está sentindo esse tipo de dor e formigamento nas mãos, e exercícios de alongamento não ajudam mais, o seu médico pode prescrever prednisona ou lidocaína. Se isso não for suficiente, pode-se considerar a cirurgia de liberação do túnel do carpo.

O que fazer quando os pés e mãos estão formigando e ardendo?
O formigamento e a queimação são sentidos na área indicada

Neuropatia periférica e neuropatia diabética

A neuropatia periférica, que é literalmente a doença dos nervos das extremidades, geralmente começa com queimação, formigamento e dor nos pés, progredindo até as pernas. Esta dor pode resultar de uma lesão traumática, da compressão da medula espinhal, da diabetes não controlada, ou outros fatores. Se já se consultou um médico para um desses problemas, ele precisa ficar sabendo que você está tendo queimação ou formigamento nas extremidades. Obtenha uma segunda opinião a respeito de qualquer tratamento cirúrgico proposto.

Se a suspeita é de que você seja diabético e há o formigamento ou a dormência nos pés, é preciso fazer um teste de hemoglobina A1c. Este é um teste para medir o nível de açúcar no sangue durante um período de tempo. Hoje em dia, o diagnóstico da diabetes não é feito apenas com base em uma ou duas leituras elevadas de açúcar no sangue. Porém, se de fato o problema for diabetes, serão prescritos medicamentos para controlar a glicemia. Ainda, se os níveis de açúcar estiverem descontrolados por um certo tempo, o médico provavelmente prescreverá gabapentina especificamente para a neuropatia. Entretanto, não coma açúcar refinado de maneira alguma e use adoçantes artificiais com moderação. O Splenda é um excelente edulcorante artificial para a utilização por diabéticos. Ele começa na forma de açúcar e é convertido no processo de fabricação, tendo removidos eficientemente as calorias e os carboidratos.

O que fazer quando os pés e mãos estão formigando e ardendo?
Vá ao médico se a dor e o formigamento não cessarem

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível