×
Loading ...

Como fazer um mapa de saídas de incêndio

Atualizado em 17 abril, 2017

A segurança dos empregados no local de trabalho é a consideração número um de todas as empresas. Mapas de evacuação são necessários, seguindo códigos de incêndio e construção. Fazer um mapa de incêndio para que os funcionários encontrem a saída mais próxima durante uma emergência é uma tarefa bem clara. A maioria das empresas já têm todos os materiais à mão, sendo simplesmente uma questão de fazer os mapas e colocá-los no edifício.

Instruções

Às vezes uma saída de incêndio está bem na sua frente, e em outras é necessário um mapa para encontrá-la rapidamente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Desenhe uma planta simples da empresa. Se ela tiver mais de um andar, será necessário uma planta para cada andar. Certifique-se de mostrar todas as portas, janelas e escadas. Mostre todas as saídas de emergência possíveis. Mostre os locais dos extintores de incêndio (ícone simples), locais de kits de primeiros socorros e quaisquer outros lugares específicos importantes, como locais para lavar os olhos, estruturas incomuns ou acessos diferentes para escadas. Faça a planta o mais simples possível para que seja fácil de ler durante uma situação de pânico como um incêndio.

    Loading...
  2. Identifique a localização física onde deseja colocar os mapas das saídas de incêndio nas paredes da empresa. Deve-se ter um mapa prontamente disponível para que um empregado possa encontrá-lo imediatamente durante uma emergência. Você deve identificar estes locais porque cada mapa terá uma informação específica de sua localização física. Por exemplo, pode haver três saídas diferentes no edifício e cada mapa na parede deve mostrar o caminho para a saída de incêndio mais próxima. Somente copiar um único mapa e espalhá-lo em toda parte não é o suficiente.

  3. Desenhe cada mapa com as orientações corretas. Isto significa que se o mapa mostra uma saída à esquerda, o mapa deve ser posto em uma parede de modo que a saída de incêndio nele representada realmente fique à esquerda do mapa. Durante uma situação de pânico, não há tempo para alguém mentalmente ajustar estas direções. Se a rota de saída é mostrada à esquerda, você deve colocar o mapa na parede correta para que a rota da saída de fato vá para a esquerda.

  4. Faça uma cópia da sua planta simples para cada local físico onde o mapa ficará localizado. Modifique cada um desses mapas para mostrar a saída mais próxima à localização do mapa. Desenhe uma linha pontilhada mostrando a rota do mapa até a saída de incêndio mais próxima. Use flechas nesta linha para identificar claramente a direção a ser seguida para encontrar a saída.

  5. Adicione um ícone "Você está aqui" em cada mapa mostrando exatamente onde alguém ficaria para ver este mapa na parede. Este ícone tipicamente é um ponto vermelho grande com o texto "Você está aqui" em cima.

  6. Coloque cada mapa em seu local correspondente e certifique-se de que o ícone "Você está aqui" esteja correto, a rota de fuga na direção correta e qualquer outro detalhe físico esteja preciso em relação à localização do mapa.

  7. Verifique a precisão destes mapas uma segunda vez pedindo a um ajudante para verificar o mapa de cada local.

  8. Pendure cada mapa na parede no local escolhido, certificando-se de que ele esteja no nível dos olhos e não escondido por obstruções nos corredores.

Loading...

Dicas

  • Uma planta esboçada a lápis em papel com grade serve mas se fizer o mapa no computador, o resultado final será muito mais fácil de ler. Você pode já ter os aplicativos de desenho necessários no seu computador. Aplicativos como o Microsoft Word e Excel têm ferramentas de desenho embutidas.
  • Identifique uma área de reunião fora do edifício onde os empregados devem se encontrar em caso de emergência. Se possível, o mapa deve mostrar o perímetro exterior e identificar esta área de reunião.
  • Leve seu mapa pronto até o corpo de bombeiros local e mostrar para eles. Eles não fazem mapas mas geralmente ficarão contentes de lhe dizer se o mapa parece adequado ou não.

O que você precisa

  • Papel medindo 21,5 cm por 28 cm (branco ou com grade)
  • Porta retratos de 21,5 cm por 28 cm
  • Peça para pendurar o porta retratos (ganchos ou pregos)
  • Máquina de fotocópia

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...