Uma maquete de constelação para projetos escolares

Escrito por steve johnson | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma maquete de constelação para projetos escolares
Constelações cobrem o céu noturno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As constelações consistem em imagens desenhadas por um grupo de estrelas. É necessário ter olhos treinados e um pouco de imaginação para ver a ilustração que cada constelação representa. Para um projeto escolar, os alunos precisam apenas atrelar materiais que brilhem no escuro e algum conhecimento matemático para criar uma maquete de constelação.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo a constelação

A primeira coisa que os alunos devem fazer para o projeto é decidir qual constelação específica eles querem replicar. Existem por volta de 88 constelações reconhecidas por astrônomos no céu, com a maioria sendo nomeada com base em criaturas mitológicas. Os alunos podem decidir também qual tipo de constelação escolher dependendo de sua localização e época do ano -- uma vez que constelações diferentes aparecem baseadas nesses critérios. Depois de escolher, devem pesquisar as distâncias e tamanhos reais das estrelas, para que possam reduzir a escala e criar o projeto.

Projeto de constelação simples

Para uma maquete simples e rápida, compre papel de pôster preto, cores diferentes de canetas que brilham no escuro e uma régua. Pegue uma cópia da constelação de sua escolha, incluindo a distância e tamanho de cada estrela. Depois que tiver os detalhes, reproduza a constelação usando a tinta branca e o papel preto. Certifique-se de que as distâncias entre cada estrela estejam reduzidas para as distâncias apropriadas. Quando estiver pronto, pode traçar o desenho da constelação usando uma caneta que brilha no escuro de uma cor diferente. Apresente esse pôster no escuro.

A caixa escura

Para a "caixa escura", será necessário uma caixa grande, vários tamanhos de estrelas que brilham no escuro, uma placa de isopor, algumas réguas e cola. Primeiramente, feche a parte de baixo da caixa colando sua parte de fora com fita. Pegue a placa de isopor e corte um tamanho que caiba na caixa. Quando terminar, tire o isopor e pinte-o de preto. Desenhe as constelações na placa usando régua e coloque as estrelas que brilham no escuro nas posições corretas. Depois, coloque a placa com as estrelas de volta na caixa. Você pode apresentar essa réplica de duas formas -- apagando as luzes na sala ou fechando toda a caixa e fazendo dois buracos para ver dentro dela.

Projeto para o teto da sala de aula

Para um projeto escolar mais ambicioso, é possível transformar todo o teto da sua sala de aula em um mapa do céu contendo várias constelações. Monte grupos de alunos para cada constelação. É possível usar os mesmos materiais dos outros projetos, mas sempre se certifique de que as distâncias e tamanhos das estrelas sejam reduzidos corretamente para uma apresentação mais exata. Usar estrelas que brilham no escuro é sempre o ideal, já que tudo o que precisa para ver as constelações é desligar a luz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível