Mais
×

Como fazer uma maquete de estação lunar para um projeto de ciências

A Lua é o vizinho celeste mais próximo da Terra e apesar de não haver ainda uma estação lunar em funcionamento, os alunos podem criar seus próprios projetos imaginando uma provável maquete. Uma maquete de estação espacial lunar é um excelente trabalho de ciências que incentiva as crianças a pensarem sobre fatos da superfície lunar, como força gravitacional, topografia e temperatura. Além disso, esta atividade permite que os alunos explorem o conceito de pesquisa científica enquanto incluem vários objetos e mecanismos que um cientista na lua possa precisar ou usar.

Instruções

É possível estudar cientificamente a lua com uma maquete de estação espacial (moon image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)

    Preparando o material para a estação lunar

  1. Escolha uma caixa de papelão de tamanho adequado. Experimente uma caixa de mudanças ou de embalagem para maquetes maiores e uma de sapatos para as maquetes menores.

  2. Corte o topo da caixa com a tesoura, se os lados forem muito largos ou compridos, corte alguns centímetros abaixo.

  3. Corte um lado da caixa para ver dentro da maquete. Isto deixará duas paredes laterais e uma no fundo da caixa.

  4. Busque ideias de itens para incluir em sua estação lunar. Pense no que um cientista pode precisar para pesquisar e para sobreviver no clima inóspito da lua. Essa lista talvez inclua móveis básicos de laboratório como mesas, escrivaninhas, cadeiras, assim como instrumentos de pesquisa, amostras e equipamentos de proteção — como óculos de laboratório, materiais de primeiros socorros e oxigênio.

    Crie o esboço de sua maquete

  1. Desenhe seu projeto usando uma régua e marcadores na base de sua caixa. Crie uma forma para cada item e coloque o nome. Por exemplo, desenhe um retângulo para uma mesa de laboratório e um círculo para uma bancada de microscópio. Este será seu esboço para localização. Considere onde e por que cada item ficará melhor.

  2. Desenhe porta e janelas nos lados e atrás da caixa com um marcador.

  3. Corte pedaços do papel de construção que sejam do tamanho dos itens desenhados na base da caixa de papelão. Etiquete cada item com seus nomes.

Dicas

  • Dê um toque especial ao projeto com uma paisagem lunar. Use marcadores ou tintas para criar uma paisagem da superfície da Lua atrás e nas laterais da caixa. Inclua o céu cheio de estrelas, montanhas e crateras e até mesmo uma pequena figura da Terra vista à distância.
  • Use papel de construção brilhante ou de cores fortes para criar um desenho do piso com coloração codificada. Faça todas as mesas de uma cor, os instrumentos de pesquisa de outra e assim sucessivamente. Este código ajudará a organizar o planejamento do piso.

Aviso

  • Somente use produtos de artesanato adequado às idades e não tóxicos.
  • Se sua escola pedir elementos específicos, tente incorporá-los ao desenho geral da maquete.

O que você precisa

  • Caixa de papelão
  • Tesoura
  • Régua
  • Marcadores
  • Papel de construção
  • Cola transparente não tóxica
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article