Mais
×

Como fazer uma maquete de modelo de H2O

Atualizado em 10 agosto, 2017

Uma molécula de água consiste de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, e seu símbolo químico é, desta maneira, H2O. A molécula de água é uma das mais simples existentes, o que a transforma em um modelo ideal para introduzir os alunos ao conceito de estruturas moleculares. Criar um modelo de molécula de água requer somente algumas poucas partes e permite que os professores demonstrem a estrutura molecular do elemento. E de outro lado, também mostra como a estrutura determina as propriedades físicas.

Instruções

Os modelos de moléculas são uma maneira descomplicada de demonstrar a estrutura das moléculas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Pinte de vermelho uma bola de isopor grande para representar o átomo de oxigênio.

  2. Pinte de amarelo as duas bolas de isopor menores para representar os átomos de hidrogênio.

  3. Coloque um palito de dentes ou espeto de madeira em cada uma das bolas pequenas, empurrando-os parcialmente e deixando a maior parte à mostra.

  4. Insira cada palito de dentes na bola grande, unindo os dois átomos de hidrogênio ao átomo de oxigênio. O ângulo entre os dois deve ser de 104,5º, formando uma estrutura em forma de ''V'', com o átomo de oxigênio no meio.

Dicas

  • Se você tiver algum material reserva, faça vários modelos de molécula de água e mostre como eles se ligam uns aos outros, fazendo uma escala entre as formações mais próximas para o gelo e deixando-os mais separados para água líquida e água em vapor.

O que você precisa

  • Uma bola de isopor grande
  • Duas bolas de isopor pequenas
  • Tinta de artesanato
  • Pincéis de artesanato
  • Palitos de dentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article