on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma maquete das placas tectônicas da Terra

Apesar de pensarmos que o chão sob nossos pés é sólido, na verdade ele é feito de placas que estão sempre em movimento. Ajude a ensinar seus alunos ou filhos sobre as placas tectônicas e a geologia da Terra criando uma maquete. Use papelão, massa de modelar e outros materiais de artesanato para fazer um projeto digno de uma feira de ciências que mostre as camadas de baixo da superfície da terra. Crie as 14 maiores placas atuais para mostrar uma imagem realista de como a Terra é hoje, ou faça uma versão histórica de milhões de anos atrás.

Instruções

Aprenda sobre a Terra fazendo uma maquete científica (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Desenhe uma forma oval alongada em um pedaço grande de papelão. Isso representará a Terra, colocada em uma superfície bidimensional. Use um dos lados de uma caixa de papelão qualquer para que seus materiais sejam uma opção sustentável. A oval completa deve ter pelo menos 30 centímetros de largura por 15 de altura.

    Loading...
  2. Desenhe as marcas de cada placa tectônica na forma oval com uma caneta hidrográfica. Use uma ilustração em um livro didático de ciências ou de um site como o "Enchanted Learning" ou o "geology.com" como referência.

  3. Escolha algumas cores diferentes de massa de modelar para que duas placas que fiquem lado a lado nunca tenham a mesma cor. Use seu pulso e as palmas das mãos para espalhar a massa. Um rolo de macarrão ou alguma outra ferramenta podem ajudar a deixar o material mais achatado. Pressione a massa espalhada e alisada sobre a Terra de papelão. Molde a massa com as pontas dos dedos para que ela fique do tamanho do desenho em caneta hidrográfica. Finalize a forma e pressione a massa na superfície para fazer com que ela grude. Use um palito de picolé ou outra ferramenta de modelagem para empurrar uma placa levemente para longe das outras para facilitar a diferenciação.

  4. Corte rótulos retangulares para cada placa. Escreva os nomes das placas, como a Placa Australiana, Placa do Pacífico, Placa das Filipinas ou Placa de Cocos, nos rótulos, usando a caneta hidrográfica. Cole os rótulos no centro de cada placa correspondente.

Loading...

Aviso

  • Use apenas materiais não tóxicos e apropriados para a idade determinada. Siga as instruções do fabricante e o rótulo.
  • Se a sua massa não estiver grudando, adicione um pouco de cola embaixo para o papelão.

O que você precisa

  • Papelão
  • Tesoura
  • Canetas hidrográficas
  • Massa de modelar
  • Ferramentas de modelagem ou palitos de picolé grandes
  • Cartolina
  • Cola

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...