Como fazer maquetes de dunas e moinhos de vento

Escrito por jessica white | Traduzido por carolina pinho
Como fazer maquetes de dunas e moinhos de vento
Uma maquete de um moinho como projeto escolar é um trabalho manual educativo para crianças (windmill image by wilmar huisman from Fotolia.com)

Criar uma maquete de um moinho de vento e de dunas é um ótimo projeto escolar. Qualquer tipo de maquete tridimensional que possa mostrar às pessoas como se usa a energia cinética é útil tanto para os alunos quanto para o meio ambiente. Moinhos utilizam vento para mover suas grandes pás. Conforme essas pás giram com o vento, a energia gerada por esse movimento é usada, por sua vez, para abastecer outros objetos. As dunas sempre correm risco de sofrer erosão devido aos efeitos do vento na areia. Colocar esses dois elementos juntos em uma maquete mostrará tanto um exemplo dos efeitos da erosão no ecossistema, quanto uma fonte de energia natural e ecológica.

Instruções

  1. 1

    Corte entre 5 cm e 7,5 cm da caixa de sapato para ela ficar mais baixa, retirando o papelão para que você ainda tenha um formato de caixa com o fundo sólido e quatro paredes de mesma altura. Isso deixa mais espaço para as dunas. Deixe a caixa de lado por enquanto. Guarde o pedaço de papelão que foi retirado.

  2. 2

    Cole as pontas de três palitos de picolé juntas, arrumando-os em forma de triângulo. Essa será a camada de baixo da torre de três lados. Continue fazendo as camadas e colando os palitos seguindo esse formato até ter construído uma torre de mais ou menos 5 cm, ou aproximadamente dez camadas. Deixe a cola secar totalmente.

  3. 3

    Continue construindo a torre, mas agora use palitos menores para o formato ir diminuindo gradualmente, como em uma pirâmide. Use a tesoura para cortar os palitos. Corte apenas a ponta arredondada. Quando eles estiverem cortados do tamanho que você deseja, continue fazendo as camadas e colando os palitos até que o moinho tenha entre 13 cm e 15 cm de altura. Dependendo do tamanho que você está usando, o moinho pode ter entre 60 e 70 palitos.

  4. 4

    Cole quatro palitos um sobre o outro e forme uma linha reta comprida. Ela deve ser 5 cm mais comprida do que a altura do moinho. Por exemplo, se ele tem 13 cm de altura, a linha deve ter 18 cm de comprimento. Esse palito servirá como base para o topo do moinho, então precisa ser forte o bastante para aguentar o peso dele. Deixe-o secar completamente. Cole-o deitado em um dos lados da parte de dentro da pirâmide. As pás do moinho sairão desse palito.

  5. 5

    Atravesse o prego na parte superior do palito. Retire-o, deixando um buraco.

  6. 6

    Pegue o pedaço de papelão que sobrou da caixa de sapato e corte-o em um formato circular, mais ou menos do tamanho da base do moinho. Cole a arruela nele. Vire do outro lado e marque o centro da arruela com canetinha. Depois que estiver seco, corte o papelão de modo a formar quatro tiras no círculo, deixando a arruela no meio. Quando estiver pronto, ficará parecido com um catavento.

  7. 7

    Cole os palitos de dente no papelão com uma camada fina de cola. O papelão serve como base para as pás do moinho. Há várias formas de se fazer isso. Você pode usar o padrão entrelaçado, ou apenas colocar os palitos com as pontas juntas para cobrir o papelão. Tenha cuidado para não cobrir a marca que você fez com cola ou com palitos. Deixe secar totalmente antes de continuar.

  8. 8

    Espete o prego no centro do topo do moinho, onde você fez a marca. Cuidado para não cortar demais o papelão. Ele precisa rodar em volta do prego, mas sem cair por estar com um buraco grande demais. Coloque o prego na parte grande que você montou antes e dobre a ponta dele com o martelo para não sair. Com cuidado, gire as pás do moinho algumas vezes para ver se elas estão girando direito. Ele deve funcionar como um catavento, mas um pouco mais devagar por causa do peso dos palitos de dente. Utilize um prego fino, pois ele suporta o peso da arruela, do papelão, dos palitos de dente e da cola.

  9. 9

    Coloque uma camada fina de cola no fundo e nas laterais da caixa. Ponha um pouco de areia no meio e vá espalhado-a cuidadosamente até que esteja colada na caixa. Deixe secar.

  10. 10

    Decida onde você quer colocar o moinho. Cole-o no fundo da caixa. Deixe secar totalmente.

  11. 11

    Coloque mais areia na caixa até que ela fique parecendo uma duna. Não tem problema se o formato das dunas mudar.

Dicas & Advertências

  • Palitos de picolé tendem a soltar quando são colados, dependendo do tipo de cola que você usou. Use uma cola para artesanato forte, ou até mesmo cola quente, para que a maquete fique mais firme.
  • Tenha muito cuidado ao transportar a caixa para não derrubar a areia.
  • Sempre supervisione as crianças quando elas estiverem usando objetos pontiagudos.

O que você precisa?

  • Caixa de sapato
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Palitos de picolé, aproximadamente 100 (dependendo do tamanho do moinho)
  • Cola para artesanato ou cola quente
  • Palito de dente
  • Martelo e prego
  • Arruela
  • Canetinha
  • Areia

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível