Como fazer maquiagem e cosméticos orgânicos?

Escrito por maggie hira | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer maquiagem e cosméticos orgânicos?
A maquiagem orgânica é mais fácil de fazer do que você pensa e não prejudica sua pele ou o ambiente (Karla Ticas; www.karlaticas.com)

Fazer maquiagem e cosméticos orgânicos é muito mais fácil do que parece. Muitas das receitas requerem ingredientes que você provavelmente já possui em sua despensa. Recentemente, a procura por maquiagens e cosméticos orgânicos aumentou bastante, já que cada vez mais pessoas procuram produtos que sejam bons para elas e para o ambiente. Eles não possuem nenhum tipo de substância química ou conservante, como os demais. Por isso, seu uso é bem menos agressivo para sua pele e corpo. Além disso, o descarte desse tipo de produto não prejudica os ecossistemas delicados da Terra.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ingredientes: óleos essenciais, cera de abelha, manteiga de karité, manteiga de cacau, mineral mica, vitamina E, amido de milho, extrato de chocolate, chocolate amargo, óleo de rícino, óleos perfumados, abacate, maionese, limão, gel de aloe vera, óleo de amêndoa doce, óleo de macadâmia, azeite de oliva virgem e óleo de coco.
  • Várias vasilhas de plástico para misturar os ingredientes e jarras de vidro para armazenagem.
  • Utensílios para mistura, como espátulas e colheres.

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre alguns ingredientes essenciais e procure receitas para vários produtos orgânicos. Dependendo da receita, você precisará de certos suprimentos, como ceras, bases cremosas, minerais e outros materiais, além de óleos perfumados e essenciais. Você também precisará de alguns produtos naturais como abacate, limão, extrato de baunilha, azeite de oliva e ervas. Os elementos naturais podem ser encontrados em feiras de produtos orgânicos; os demais, em lojas de suplementos para cosméticos. Há muitas receitas de maquiagem e cosméticos disponíveis na internet, assim como vários livros a respeito.

  2. 2

    Faça um creme hidratante para o corpo usando ingredientes orgânicos. Você precisará de 6 colheres de sopa de manteiga de cacau bruta, 3 colheres de sopa de óleo de coco (sólido, não o líquido), 2 colheres de sopa de óleo de abacate, 1 colher de sopa de óleo de macadâmia, 1 colher de sopa de azeite de oliva virgem, 2 colheres de chá de cera de abelha, 1 colher de chá óleo perfumado com fragrância de baunilha, 1 colher de chá de vitamina E e 1 colher de chá de amido de milho. Aqueça ligeiramente todos os ingredientes (exceto o óleo essencial de baunilha, vitamina E e amido de milho) até que a cera e a manteiga de cacau tenham derretido completamente. Deixe a mistura esfriar, mexendo frequentemente. Coloque-a no freezer por aproximadamente três minutos e depois bata a mistura na batedeira até atingir uma textura leve e fofa, como um chantilly. Acrescente o amido, vitamina E e o óleo de baunilha e bata por mais alguns minutos. Guarde a sua manteiga hidrante em um pote de vidro.

  3. 3

    Faça um blush mineral orgânico que acrescentará brilho a suas bochechas. Você precisará de duas colheres de mica bordeaux, uma colher de mica bege oriental e meia colher de mica azul esplêndida. Lembre-se que a mica orgânica e outros minerais similares devem ser adquiridos através de um atacadista de maquiagem. Misture os ingredientes em uma vasilha de plástico pequena até que todas as cores tenham se misturado completamente. Use uma colher para esmagar qualquer pedaço sólido do mineral; você também pode usar um moedor de café para desfazer pedaços grandes ou muito duros. Guarde o produto em um recipiente de plástico. Use um pincel para aplicar o blush mineral nas bochechas.

  4. 4

    Faça um protetor labial hidratante e cheiroso. Você precisará de 3 colheres de chá de manteiga de karité, 1 1/2 colher de chá de óleo de amêndoa doce, 1 colher de chá de óleo de rícino, 1/2 colher de chá de manteiga de cacau, 1 colher de chá de extrato de chocolate, 1/4 de colher de chá de chocolate amargo ou 1/2 colher de chá de cacau em pó, 1/4 de colher de chá de gel de aloe vera e 1/4 de colher de chá de óleo essencial de laranja. Derreta a manteiga de karité com apenas 1/2 colher de chá de óleo de amêndoa, a manteiga de cacau e óleo de rícino e misture até obter uma mistura consistente. Em uma vasilha separada, derreta o chocolate e a outra metade do óleo de amêndoa. Acrescente à mistura anterior, juntamente com o extrato de chocolate. Use uma batedeira elétrica para combinar as duas misturas e então coloque-a na geladeira para que resfrie e endureça um pouco. Remova-a da geladeira após cinco minutos e bata novamente. Isso dará à mistura uma consistência cremosa. Finalmente, acrescente o gel de aloe vera e óleo essencial e misture bem. Guarde o produto final em um recipiente pequeno.

  5. 5

    Faça uma máscara facial usando abacate, maionese e suco de limão. Triture um abacate inteiro e acrescente 6 colheres de sopa de maionese; mexa bem. Acrescente 4 colheres de chá de suco de limão e misture tudo até obter uma consistência cremosa. Aplique a mistura ao rosto limpo e úmido por aproximadamente 30 minutos. Guarde a sobra, se houver, na geladeira.

Dicas & Advertências

  • Deixar esses produtos orgânicos refrigerados irá aumentar sua vida útil.
  • Dê alguns desses produtos caseiros para amigos e familiares, como presentes artesanais.
  • Adquira produtos como abacate, limão e maionese de fornecedores orgânicos ao invés de mercados comuns para ter certeza de que seus ingredientes estão livres de conservantes e pesticidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível