Mais
×

Máquina caseira de garimpar ouro

Atualizado em 19 julho, 2017

Separar ouro de minério de ouro leva tempo e, no final, determina o sucesso. Garimpeiros independentes podem esperar para garimpar minério de ouro, separando-o da areia preta e de materiais mais leves, ou criar um processo de separação sem fazer tudo isso manualmente. Uma máquina caseira de garimpagem pode processar o minério de ouro e separar o metal precioso dos detritos sem que o garimpeiro tenha que sacudir a panela constantemente com a mão para ficar rico.

Instruções

Uma máquina de garimpagem trabalha para que você não precise fazer isso (orpailleur image by thierry planche from Fotolia.com)
  1. Corte a parte de cima da garrafa de refrigerante de dois litros. Meça mais ou menos 7 cm para baixo, a partir do gargalo da garrafa, e corte-a horizontalmente com a navalha. Esta é a "extremidade de corte". Jogue fora a porção do fundo da garrafa e guarde a parte de cima com 7 cm, que inclui o gargalo. Essa parte é mais ou menos o que você precisará se a tigela tiver 10 cm de profundidade.

  2. Vire a tigela de plástico para baixo, de maneira que o fundo fique para cima. Corte um buraco circular no centro do fundo do recipiente que seja um pouco menor em diâmetro que o gargalo da garrafa. Retire as rebarbas em volta do novo buraco. Desvire a tigela.

  3. Segure a tigela com uma das mãos e empurre o gargalo da garrafa pelo buraco no fundo dela com a outra. O gargalo da garrafa deve ficar protuberante em relação ao fundo do recipiente, com a extremidade de corte da garrafa dento dele.

  4. Cole o gargalo da garrafa no lugar e faça-o ser à prova d'água com o gel vedador de silicone. Passe a fita para vedar cano no pescoço da garrafa dentro da tigela para criar um chão transbordante da tigela até o lado do gargalo da garrafa. Aplique o gel vedador de silicone na parte de fora da tigela e não no fundo. Deixe o gel secar por pelo menos duas horas antes de usar a máquina para garimpar ouro.

  5. Corte um pedaço da mangueira de jardim e passe uma fita na parte cortada para que ela despeje água na tigela na parte encharcada das suas paredes. Quando a mangueira estiver na posição correta, dirigirá água ao longo da tigela horizontalmente, criando um redemoinho dentro dela.

  6. Junte a outra ponta da mangueira a uma torneira e abra-a, dirigindo a água para dentro da tigela. Despeje ouro concentrado nela. O movimento do redemoinho da água dentro do recipiente coletará o ouro no fundo dele. A ação da água também removerá os materiais mais leves através do gargalo da garrafa, quando escapar, à medida que mais água for adicionada à máquina de garimpar ouro.

Dicas

  • Acrescente poucas porções de sabão à água da panela de garimpo para evitar que pequenas partículas de ouro flutuem em cima da água e escapem da tigela.
  • Controle a pressão da água para que o movimento do redemoinho empurre apenas levemente a água para cima e para fora do gargalo da garrafa e para fora do fundo da tigela.

Aviso

  • A ação do redemoinho necessária para remover os materiais mais leves, extraindo-os do ouro e das areias pesadas, é tão importante quanto a do ouro nos minérios. Sem conseguir um equilíbrio da pressão de água e da posição de entrada de água na tigela, o processo é difícil de se realizar e se manter sem ferramentas que monitorem e mantenham esses seus aspectos.

O que você precisa

  • Tigela de plástico com quatro litros de capacidade e mais ou menos 10 cm de profundidade
  • Mangueira de jardim
  • Balde de 18 litros
  • Garrafa de dois litros de refrigerante
  • Navalha
  • Fita para vedar canos
  • Gel vedador de silicone
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article