×
Loading ...

Máquina caseira para fazer iogurte

O iogurte é um lanche saudável e um ingrediente que fornece cálcio, bactérias benéficas e um sabor picante às receitas. Produzi-lo em casa é simples, mas você vai precisar criar sua própria incubadora, o que requer monitoramento frequente para manter uma temperatura constante. Uma máquina de fazer iogurte automática pode ser usada em vez disso, exigindo pouco mais do que a mistura das culturas ativas e do leite aquecido. Depois, é só deixar incubar.

Faça iogurte em casa usando sua máquina caseira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Equipamento

Máquinas automáticas para fazer iogurte normalmente vêm com ferramentas básicas similares. Uma base e tampa são essenciais para manter o iogurte em uma temperatura constante. Um temporizador programável fica na base para que você possa escolher o quão firme você quer seu iogurte. Alguns modelos que vêm com frascos individuais e tampas para o iogurte ser feito dentro também têm tampas com um sistema de datação, o que torna fácil saber o vencimento do iogurte. Se nenhum sistema de datação existir em seu modelo, use fita adesiva e um marcador para identificar quando o iogurte foi feito.

Loading...

Ingredientes ativos

Todas as receitas de iogurte requerem um iniciador ativo. A maioria das máquinas para fazer iogurte vem com culturas congeladas em pacotes pré-medidos para sua conveniência. Culturas de bactérias vivas são essenciais para fazer iogurte, mas, se os pacotes de culturas congeladas não estiverem disponíveis pelo fabricante ou loja em que você comprou, use um iogurte comprado. Olhe nas embalagens do iogurte para ter certeza de que eles contêm culturas vivas e de que não possuem sabor. Iogurtes sem culturas vivas não funcionam para produzir mais iogurte.

Procedimento

Fazer iogurte em uma máquina automática é similar a fazer sem ter uma, exceto que você tem a liberdade de deixar seu iogurte sem cuidados enquanto ele incuba. Uma receita básica inclui aquecer leite pasteurizado até quase o ponto de fervura e, então, deixar que ele esfrie até por volta de 43°C. As culturas vivas são misturadas no leite até obter uma mistura homogênea. Depois, a mistura de iogurte é colocada em potes. Coloque a tampa da máquina sobre os potes abertos e programe o temporizador. O iogurte estará pronto assim que o tempo acabar.

Manutenção da máquina

Os cuidados com a máquina são similares aos dos seus outros eletrodomésticos. A manutenção comum para uma máquina caseira de fazer iogurte é a limpeza interna da base, retirando todo o leite quando o iogurte ficar pronto. Lave a tampa em água morna com sabão. Se houver algum recipiente com os pacotes pré-medidos de cultura viva, verifique periodicamente para se certificar de que nenhum pó tenha derramado e limpe prontamente se isso tiver ocorrido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...