Mais
×

Que tipo de máquina de costura se usa para tapeçaria automotiva?

Atualizado em 17 abril, 2017

Saber como costurar tecidos de tapeçaria automotiva é vital para completar um projeto conforme planejado, sem frustração. Dependendo da espessura do material, pode-se costurar com uma máquina industrial ou uma doméstica. Tipicamente, tecido de tapeçaria é pesado, mais do que o comumente usado em outras aplicações têxteis, como roupas e toalhas de mesa.

Pode ser necessário uma máquina industrial para costurar tapeçaria de carros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Máquinas de costura industriais

Máquinas de costura industriais são a melhor alternativa para tecidos de tapeçaria como vinil ou couro, porque elas são feitas para tecidos mais grossos. Máquinas industriais podem usar linha grossa de tapeçaria e agulhas mais resistentes, que perfuram melhor o material. No entanto, elas são caras, e frequentemente inviáveis para um costureiro amador.

Máquinas de costura doméstica

Máquinas domésticas resistentes conseguem lidar com a costura de tapeçaria automotiva, dependendo de sua força. Uma máquina de costura feita para uso ocasional, de peso leve, provavelmente não será capaz de lidar com tapeçaria. Muitas pessoas que fazem tapeçaria automotiva como passatempo investem em máquinas antigas de bons fabricantes feitas nos anos 1940 e 1950, porque as máquinas dessa época tendiam a ser mais pesadas e duráveis, o que as faz ideais para trabalhar com tecidos de tapeçaria.

Acessórios necessários

Acessórios apropriados tornam mais fácil a costura de tapeçaria automotiva. Um item que se deve adquirir é um pé calcador de vivo ou cordão, que permitirá que você costure vivos ou cordões mais facilmente. Também é possível costurar vivos com o calcador de zíper, mas o processo é muito mais simples e fácil de completar com o calcador apropriado. Se sua máquina não vier equipada com o pé calcador de vivo, pode-se comprar um separadamente no site do fabricante ou em uma loja especializada em costura.

Trabalhando com tecido de vinil

Quando estiver trabalhando com tecido de tapeçaria de vinil, mantenha-o morno. Vinil frio não é flexível, o que o torna difícil de trabalhar. Quando costurar vivo em cantos, picote o tecido de maneira com que a máquina passe pelo tecido com um pouco de folga. Se cometer um erro na costura e precisar remover os pontos, os furos da costura ficarão aparentes. Para diminuir o impacto desse dano, aqueça a área levemente com um secador de cabelo e esfregue o vinil para fechá-los.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article