×
Loading ...

Máquinas caseiras para cortar engrenagens

Engrenagens são, talvez, um dos componentes de máquinas mais facilmente reconhecíveis. Esses dispositivos, quando conectados entre si, transferem energia de um eixo para o outro, permitindo que a força mova um mecanismo. As engrenagens são encontradas nos mecanismos de computadores, em relógios e em moinhos. Se você quiser esculpir essas peças em casa, poderá fazê-lo, mesmo se não tiver máquinas de "esculpir engrenagem" como as encontradas em lojas de máquinas com equipamentos caros.

Engrenagens cilíndricas, com os dentes do lado de fora, são altamente reconhecíveis (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Furadeiras

Uma máquina de uso geral para o corte de engrenagens é uma furadeira. Substitua a ponta comum da furadeira com uma afiada para corte. Você pode então pegar uma engrenagem vazia, que é uma engrenagem sem dentes, e cortá-los nela. É importante que a ponta de corte seja forte o suficiente para cortar o material utilizado, já que materiais duros irão rapidamente cegar o cortador da furadeira.

Loading...

Serrote

Nem todas as engrenagens são feitas de metal, então nem todas as máquinas para a fabricação de engrenagens têm que ser capazes de cortar metais. As engrenagens podem ser feitas de madeira e, se você as estiver cortando, você pode usar ferramentas para madeira como um serrote ou um serrador elétrico. No entanto, tome cuidado ao esculpir esses dentes, porque, se a madeira que está sendo usada for muito mole, as engrenagens poderão partir ou desgastar-se com muita facilidade.

Modelagem manual

Também é possível dar forma a uma engrenagem manualmente se você tiver as ferramentas adequadas. Você pode prender a engrenagem lisa à sua bancada e usar um martelo e cinzel, um serrote ou até mesmo facas para escultura apropriados para os materiais pelos quais a engrenagem lisa seja feita. Alguns materiais, como engrenagens de papel e papelão, precisam ser moldados à mão com uma tesoura e uma faca, devido à natureza relativamente delicada dos materiais.

Lixar

Se a engrenagem for moldada à mão ou cortada em uma máquina, um pouco de lixamento e nivelamento muitas vezes será necessário posteriormente. Use lixas selecionadas de acordo com o material que você está nivelando; comece com uma lixa mais áspera mude progressivamente para grãos mais finos até as engrenagens estejam lisas. Rebarbas e marcas poderão causar atritos e danos uma vez que o equipamento for colocado na máquina, então elimine o maior número deles possível.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...