×
Loading ...

O que são máquinas compostas?

Atualizado em 17 abril, 2017

As máquinas compostas nos cercam todos os dias e em todos os lugares. Embora muitos aparelhos eletrônicos do século 21 sejam hipercompostos, como televisores ou telefones celulares, a maioria são simplesmente combinações de algumas máquinas simples que executam uma tarefa específica de uma maneira particular. A melhor maneira de analisar uma máquina composta é decompondo-a em seus componentes de máquinas simples.

Essa máquina composta combina duas máquinas simples: o eixo e a alavanca (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Uma combinação simples

Seis tipos de máquinas simples foram identificadas por sua maneira de adicionar, ou suspender, a força de um modo particular para uma determinada tarefa. A roda e eixo é um tipo facilmente identificado de máquina simples. As outras são: a cunha, o plano inclinado, a alavanca, a polia e o parafuso. Uma máquina composta é simplesmente alguma combinação de dois ou mais desses seis avanços da tecnológicos. Uma combinação adequada de polia, alavancas e duas rodas e eixos, por exemplo, nos dá uma bicicleta. Para tesouras: somente duas alavancas.

Loading...

Vantagem mecânica

Cada combinação particular de máquinas simples fornece o que os engenheiros chamam de "vantagem mecânica" ou a quantidade de força que o dispositivo fornece a uma dada aplicação. Essa é a maneira de medir o fornecimento das forças necessárias para quantificar a quantidade exata de força fornecida por cada máquina simples, incluídas dentro do funcionamento geral de uma máquina composta.

Identificar combinações

Pode ser fácil detectar as máquinas simples utilizadas nas máquinas compostas ao seu redor: a combinação de alavanca com eixo e roda do carrinho de mão; as polias e rodas usadas na transmissão de um carro ou a alavanca e cunha que dão força e eficácia aos machados e facas. Muitos outros avanços tecnológicos utilizam várias combinações de máquinas simples para que as máquinas compostas possam realizar as tarefas.

Particularidades

Explorar o funcionamento interno do mundo ao seu redor vai expô-lo a uma infinidade de possibilidades de máquinas compostas. O site "Edheads" possui várias ilustrações de máquinas compostas comuns. Quando estiver pronto, você pode aprender a medir a vantagem mecânica geral das máquinas multiplicando a vantagem fornecida por cada máquina simples presente. Essa equação é diferente para cada tipo de máquina simples. Aprender essas conversões ajudará no entender dos mecanismos da engenharia.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...