×
Loading ...

Que tipo de máquinas são usadas para fazer balas de goma (delicados)?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O delicado ou bala de goma é um doce fabricado com açúcar, xarope de milho, amido e glacê de confeiteiro para produzir a casquinha crocante e o centro macio. O método de fabricação dos delicados é baseado no processo de produção manual usado para fabricar um doce conhecido como confete ou balas de amêndoa.

A produção de delicados pode levar até dez dias (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

História

As raízes da produção dos delicados remontam à produção de um doce conhecido como manjar turco, de acordo com o site Candy Favorites. O manjar turco foi produzido pela primeira vez em Istambul, Turquia e consistia de um doce macio envolvido por uma casquinha rígida. O processo de produção dos delicados é baseado na técnica da panela usada na França no século 17 para os doces confetes, onde amêndoas cruas eram cobertas por uma casquinha de açúcar e xarope. Este processo era desenvolvido usando-se uma panela cheia de açúcar e xarope na qual as amêndoas eram mergulhadas e agitadas até que estivessem cobertas pela mistura. O confete então era deixado para secar e endurecer. Esse processo foi alterado para o uso nos delicados juntamente com seu primeiro anúncio criado por William Schraff durante a guerra civil dos Estados Unidos, de acordo com o site Candy Favorites.

Loading...

Agente espessante

Um agente espessante é criado por mestres confeiteiros com aromatizantes usados para criar o delicado. Essa pasta é passada através de uma máquina chamada de mogul que empurra a quantidade certa da mesma para os moldes das balas. Cada molde contém cerca de 1.260 formas que são preenchidas por amido de milho antes de ser colocado o recheio aromatizado da bala. Uma esteira é usada para tirar o excesso de amido de milho de cada delicado antes de ser coberto por açúcar para prevenir que os recheios grudem entre si durante o processo restante da produção.

Tambores

O processo de produção continua com os recheios dos delicados sendo colocados em tambores giratórios especialmente desenvolvidos, nos quais os xaropes aromatizantes e corantes são adicionados. Esse processo é feito por até quatro vezes e leva aproximadamente duas horas. Após a adição de aromatizantes e corantes dentro dos tambores, o açúcar granulado é adicionado aos tambores para acelerar o processo de secagem de cada delicado.

Marcação

Cada fabricante de delicados coloca a sua própria logomarca ou nome individualmente nos delicados durante o processo de produção. Esse processo é finalizado por uma máquina marcadora que coloca a logo do fabricante em aproximadamente 20.000 delicados em um período de cinco minutos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...