×
Loading ...

Como fazer uma marca d'água falsa em papéis

As marcas d'água são normalmente apresentadas em documentos oficiais para certificar sua autenticidade. Os desenhos, que podem assumir várias formas, são utilizados para fins de segurança e para que as pessoas saibam de onde um documento vem. A marca d'água típica é composta de várias fibras de papel dispostas de modo que uma imagem ou símbolo oculto aparece quando você segura o papel contra a luz. Embora seja caro criar uma marca de água real, você pode fazer uma falsa, fazendo seu próprio papel.

Instruções

As marcas d'água são muitas vezes utilizados para proteger moedas e notas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Torça um pequeno pedaço de arame com a forma da marca d'água que você deseja fazer. Quanto mais fino for o arame que você usar, mais suave a marca vai ser.

    Loading...
  2. Coloque o fio numa tela de papel. As telas de papel são essenciais para a fabricação de papel e podem ser compradas em vários tamanhos em lojas de artesanato. A parte da tela do papel em que você coloca o fio será onde ele aparecerá no papel concluído.

  3. Rasgue os pedaços de papel o mais finamente possível. Se você quiser que o seu papel seja consistente, não corte-o com uma tesoura; rasgar o papel é a melhor maneira de acabar com a fibra.

  4. Mergulhe o papel em água por um período mínimo de 10 minutos. Bata no liquidificador o papel embebido com duas xícaras de água, em alta velocidade, até formar uma polpa espessa.

  5. Coloque a polpa em um recipiente à prova d'água. Coloque a tela no recipiente e peneire com cuidado, movendo-o para trás e para a frente, de modo que a polpa caia em cada lado de forma uniforme. Certifique-se de que a parte com o fio seja tão suave e consistente quanto o resto do papel. Não mova a tela muito rapidamente, caso contrário o fio irá se mover.

  6. Coloque um pedaço de tecido em ambos os lados da tela do papel, e ajuste-o entre dois pedaços de madeira compensada. Coloque um grampo de aperto em C nas duas placas de madeira compensada e aperte-as o máximo possível para eliminar a água.

  7. Retire a madeira e coloque o papel para secar. Quando você o levantar contra a luz, o seu fio deve formar uma marca d'água simples.

Loading...

O que você precisa

  • Arame
  • Tela de papel
  • Grampo de aperto tipo C
  • Pedaço de papel
  • 2 placas de madeira compensada
  • 2 pedaços de tecido
  • Liquidificador

Referências

Loading ...
Loading ...