×
Loading ...

Como marcar e cortar troncos de madeira para uma choupana

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Marcar e cortar as extremidades dos troncos de madeira significa que eles serão cortados e moldados de uma maneira que suas junções fiquem tão apertadas como peças de quebra-cabeças. A forma natural do tronco é seguida de maneira que dois troncos se encaixem perfeitamente. A junção de troncos de madeira é a forma mais antiga de construção de casas de madeira, utilizando técnicas centenárias que se mantiveram praticamente inalteradas. Essa é uma arte que requer tempo, muita paciência e experiência baseada no conhecimento.

Instruções

Nova construção feita com troncos (corner piece of log home under construction image by Scott Patterson from Fotolia.com)
  1. Pesquise e compre uma ferramenta de qualidade para marcar madeira. Escolha uma que seja bem equilibrada e com uma pega ergonômica e confortável, que seja antiderrapante, funcione em todo tipo de clima e em todas as estações. Procure por uma que seja mais fácil de segurar e que se adapte à sua mão. Escolha um agarre isolado e acolchoado que dê para também segurar no inverno. Um marcador de alumínio retirará o calor das suas mãos no inverno. Selecione uma ferramenta que tenha um agarre com textura que seja confortável de segurar mesmo quando estiver molhado. Compre uma que seja fabricada de material que não enferruja, com canetas equilibradas, firmes e que tenha um nível de bolha. Ao construir uma casa de madeira, a ferramenta de marcar madeira será uma das mais valiosas que você precisará. Não economize com qualidade e mão de obra.

    Loading...
    Ponta de um tronco (log image by Atovot from Fotolia.com)
  2. Utilize o marcador de madeira para transferir os contornos de uma forma para outra. Pratique em várias peças de troncos para teste antes de tentar cortar troncos para a construção da sua casa. Sua técnica melhorará conforme for repetindo as tentativas. Preste atenção aos detalhes e trabalhe com precisão.

    Construção com troncos (log home manufacturing image by Scott Patterson from Fotolia.com)
  3. Empilhe os troncos, redondos e descascados, horizontalmente, conforme a estrutura estiver sendo erguida. Utilize o marcador para madeiras para traçar o contorno da parte superior do tronco inferior, na parte inferior do tronco superior (ao construir uma casa estilo "chink", na qual aplica-se uma massa entre os troncos para isolamento e rejunte, apenas a área da quina, que será entalhada, será marcada. Em uma casa que tenha o encaixe ao longo do tronco, tanto a lateral como o tronco que serão entalhados serão marcados). Depois de marcar, role o tronco superior. As linhas que foram desenhadas com o marcador sobre a parte inferior do tronco superior serão as bordas externas dos cortes a serem feitos.

    Leia as instruções (reading instruction manual image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  4. Utilize a motosserra para cortar, com cuidado, ao longo da linha marcada

    Motosserra (cutting with chainsaw image by KtD from Fotolia.com)
  5. Utilize um machado de mão ou cinzel afiado e martelo para remover todo o excesso de material ao longo da linha de marcação, obtendo um ajuste apertado e impermeável.

    Machado (Axe in the wood image by yokulla from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Utilize ferramentas afiadas para obter cortes bem feitos.

Aviso

  • Sempre utilize proteção para os ouvidos e para os olhos quando estiver manuseando a motosserra. Siga com cuidado todas as precauções de segurança.

O que você precisa

  • Troncos para casas
  • Ferramenta para marcar troncos de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...