Mais
×

Como marcar tecido para fazer capitonê em losango com botões profundos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Caso deseje acrescentar elegância ou um simples detalhe a um sofá, banquinho, cabeceira de cama ou mesmo a uma parede, o capitonê em losango pode ser a solução. Objetos em capitonê são peças estofadas com botões costurados de forma profunda no tecido, com o forro por baixo, criando um visual luxuoso e diferente. Nessas peças, os botões formam um padrão com formatos de losango no tecido. Em itens feitos em casa, é necessário marcar o pano com precisão antes de iniciar o capitonê, pois fileiras desencontradas arruinarão seu efeito sofisticado.

Instruções

O capitonê dá personalidade a peças comuns (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra o tecido em uma superfície limpa e plana, onde a peça inteira caberá. Pisos lisos funcionam bem, assim como mesas de jantar grandes ou um enorme pedaço de papelão no chão.

  2. Coloque um esquadro de carpinteiro sobre o tecido, alinhando um dos braços do dispositivo com a borda esquerda do pano. O canto do esquadro deverá estar 10 a 15 cm de distância do canto superior esquerdo do tecido, dependendo do espaço desejado entre as fileiras de botões. Se quiser que elas fiquem a 12 cm de distância umas das outras, o canto do esquadro deverá estar a 12 cm do canto superior esquerdo do tecido.

  3. Desenhe uma linha no tecido utilizando o esquadro. Desenhe outra linha, 12 cm abaixo dela, e continue até que todo o tecido esteja marcado com linhas horizontais e paralelas. Repita o processo na vertical, criando uma grade de quadrados.

  4. Faça um ponto grande no canto superior esquerdo do tecido, onde a primeira linha horizontal e a segunda vertical se encontram. Faça pontos similares em todas as intersecções dessa fileira.

  5. Faça um ponto grande na segunda fileira de intersecções, onde a segunda linha horizontal e a primeira vertical se encontram. Marque todas as outras intersecções dessa fileira.

  6. Continue a marcar todas as intersecções, em cada fileira, até ter marcado todas elas. Afaste-se e verifique os pontos. Eles deverão formar um padrão de losangos no tecido.

Dicas

  • Após criar a peça em capitonê, tire a poeira, passe o aspirador e limpe com cuidado as linhas de giz com um pano úmido. Se estiver preocupada em manchar o tecido com o giz, não faça a grade com ele e, em vez disso, utilize círculos adesivos coloridos para marcar onde os botões deverão ser costurados. Meça com muito cuidado.

O que você precisa

  • Tecido
  • Esquadro de carpinteiro
  • Giz ou outro marcador especial para usar em tecidos sem manchá-los
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article