Marcas de cerâmica italiana

Escrito por norah faith | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Marcas de cerâmica italiana
Majólica italiana é outro nome dado à cerâmica italiana (majolica ceramics. image by Robert Crum from Fotolia.com)

A cerâmica italiana é conhecida por "majólica" em referência a Mallorca, um arquipélago espanhol que servia de escala para os barcos que saiam de Valencia levando faianças para a Itália. A produção de majólica italiana começou em 1350 e continua nos dias de hoje. Esse artesanato exclusivo que usa forno tem um característico revestimento branco que proporciona uma luminosidade metálica. Tal cerâmica possui um belo traço ora pintado à mão, ora usando estêncil; as pinturas são infundidas com óxido metálico. Não existem peças iguais, visto que são feitas à mão.

Outras pessoas estão lendo

Arte Italica

Fundada por Ann Skidmore em 1997, a marca Arte Italica apresenta uma linha de cerâmica feita à mão. Sua coleção toscana é uma mistura de cerâmica italiana e liga de estanho. A linha de panelas Riverbero tem modelos brilhantes pintados à mão usando técnicas peculiares dos artesãos de Gubbio. Outras coleções importantes incluem a Aqua Merletto, que contém design de renda antiga, e as coleções Medici e Vigna Vecchia, também pintadas a mão. Todas as peças da Arte Italica podem ser lavadas em uma lava-louças em baixa temperatura.

Artistica

Artistica é uma marca que vende cerâmicas autenticamente italianas, feitas à mão por artesãos das regiões da Toscana, Deruta e Umbria. Fundada em 1990, essa marca contém em sua linha talheres, panelas, urnas, mesas de centro, lamparinas e placas de parede. O mostruário inclui replicas de modelos dos séculos 15 e 16, como estilos renascentistas e grotescos que levam o charme da Itália antiga para sua casa.

Bellezza

Bellezza vende seus produtos no mercado norte-americano desde 1995. Com belas esculturas pintadas à mão por artesãos italianos, a linha conta com mesas de serviço livres de chumbo e com peças de ornamento servindo apenas como decoração, devido ao metal tóxico contido na argila. Ideais para presentes ou mesmo uso pessoal, a linha de cerâmica Bellezza mostra formas e modelos italianos tanto convencionais quanto modernos.

Caleca

As cerâmicas da marca Caleca são aprovadas pelo FDA (órgão norte-americano responsável pela administração de comidas e remédios) e são pintadas à mão usando cores não tóxicas pelos artistas italianos. Suas tonalidades vibrantes refletem o espírito ensolarado da região mediterrânea. Essa marca é conhecida por sua óbvia atenção ao detalhamento na produção e por sua cobertura resistente com cores que não desbotam, o que faz com que possam ser levadas ao micro-ondas e lava-louças. A marca conta com conjuntos de refeição, conjuntos infantis, peças para presente, bandejas, canecas, jarros e vasilhas.

Ciao Bella Italy

Essa marca oferece cerâmicas exclusivas escolhidas à mão das oficinas de artesãos de várias cidades italianas, como Deruta, Umbria, Sicília, Toscana e Amalfi, e cada peça representa um trabalho único de sua região de origem. A marca conta com jarros para quitandas, vasilhas, panelas, conjuntos de refeição, todos pintados com temas da renascença e em vários tamanhos e formas. A parte da decoração inclui placas de parede, vasos de pendurar, mesas e estátuas, todos pintados à mão.

Williams-Sonoma

Fundada em 1956, a marca Williams-Sonoma vende uma linha de cerâmicas que consiste em conjuntos de refeição envernizados à mão de cores azul e branco. São pintadas no centro e nas bordas por artistas italianos da Toscana, com desenhos florais do século 15 projetados em Montelupo Fiorentino - uma zona rural da Toscana. Seus temas rústicos exalam um ar rural tranquilo na sua sala de jantar. Cada peça do conjunto tem uma leve variação no formato, conferindo um estilo vintage. Também podem ser levadas ao micro-ondas e à lava-louças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível