O que é margem de lucro para empresas de distribuição?

Escrito por denise kelly | Traduzido por daniel ranieri negri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é margem de lucro para empresas de distribuição?
Saiba como os distribuidores trabalham (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Há os fabricantes, e depois há os varejistas. Às vezes, os fabricantes não são os únicos a colocarem o produto nas prateleiras de varejo. Eles deixam isso para um mediador, uma empresa de distribuição. Estas compram o produto bastante barato, geralmente de 65 a 75 por cento de desconto no varejo e, em seguida, vendem a uma porcentagem para os varejistas ou em suas próprias lojas, se possuírem.

Outras pessoas estão lendo

Por que usar uma empresa de distribuição?

Distribuidores são úteis para pequenas empresas que não têm tempo ou dinheiro para desenvolver uma força de vendas generalizada. As grandes empresas utilizam-na geralmente em mercados desconhecidos. Uma internacional com sede em Nova Iorque, por exemplo, pode vender seus produtos através de agentes próprios de vendas empregados na Europa Ocidental, mas usar uma empresa de distribuição inglesa. A companhia de distribuição conhece os consumidores de lá, juntamente com a língua, o clima econômico e etiqueta empresarial, podendo penetrar melhor no mercado com este conhecimento interno e tendo um investimento significativo para uma empresa em Nova Iorque.

Definição de margem de lucro

A margem de lucro bruto de qualquer negócio é a porcentagem do total de vendas, sendo o total menos o custo dos produtos vendidos. A equação fica: (total de vendas - custo dos produtos vendidos) / vendas totais. Quanto maior a porcentagem, mais eficiente o negócio é. Para uma empresa de distribuição, o custo das mercadorias vendidas é literal, o que é pago pelo produto do fabricante.

Ocasionalmente você ouvirá falar de margem de lucro líquido. Este é o lucro líquido como porcentagem do total de vendas, onde normalmente as contas de lucros líquidos para despesas com vendas, gerais e administrativas, além de custo de mercadorias vendidas. Geralmente, isso não leva impostos ou despesas extraordinárias em conta.

Margens para distribuidores

A revista "Entrepreneur" diz que a margem de lucro típica de um distribuidor de atacado é em torno de 25 por cento. Para colocar isso em perspectiva, uma empresa de distribuição, com uma margem de 25 por cento que registrou receita anual total de R$ 200.000 pagou R$ 150.000 pelos produtos que vendeu.

Aumentando a margem de lucro

Uma forma de melhorar a margem de lucro é vender produtos que têm um valor especial, tais como nomes de marcas populares ou itens de luxo com selos. A revista "Entrepreneur" notou que algumas empresas de distribuição têm margens tão elevadas quanto 50 por cento, se o consumidor final quer muito o produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível