×
Loading ...

Como pegar mariscos

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode estar acostumando a pescar, mas alguma vez você já caçou mariscos? Pegar mariscos é uma técnica fácil de aprender, mas difícil de dominar. Ao contrário de outros esportes de pesca, que são basicamente atividades onde você precisa esperar e ver o que acontece, caçar mariscos exige que você vá a procura da sua presa de maneira ativa. Os mariscos ficam enterrados na areia molhada ao longo do litoral, esperando serem encontrados e escavados como o tesouro suculento e delicioso que são.

Instruções

Pegue seus próprios mariscos e faça um banquete de frutos do mar (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Entre em contato com o órgão responsável pela caça e pesca na sua região para descobrir se existem limitações ou regulamentações que você precisa seguir, ou se você precisa de alguma licença especial para pegar mariscos. Procure também informações sobre as praias mais populares para a caça de mariscos.

    Loading...
  2. Compre uma pá para pegar mariscos e uma rede que possa ser presa a cintura, onde você vai colocar seus mariscos. As pás para pegar mariscos são feitas especialmente para a atividade, com uma lâmina curvada e virada para trás, parecida com uma enxada de jardim. A rede deve ficar presa na sua cintura para que você fique com as duas mão livres para cavar. Botas de borracha altas e a prova da água também podem ser úteis na hora de cavar na beira do mar.

  3. Procura na areia por sinais de mariscos. Esse sinais são geralmente buraquinhos deixados para trás pelos mariscos conforme eles se enterram. Esses buracos têm em torno de 1 ou 2 cm de diâmetro e podem aparecer em três formas: uma covinha (um buraco incompleto), uma rosquinha (um anel elevado com um buraco no meio) e uma buraco de fechadura (um buraco perfeitamente redondo na superfície lisa da areia).

  4. Enterre a sua pá a mais ou menos 10 cm ou 15 cm de diâmetro do buraquinho, virada em direção ao mar, e puxe-a para cima e em direção ao seu corpo para remover a areia. Tome cuidado para não danificar o marisco com a pá enquanto estiver escavando. Mantenha a pá em posição vertical para diminuir as chances de rachar o marisco caso você bata nele com a borda afiada.

  5. Continue cavando até que o marisco esteja exposto o suficiente para que você consiga alcançar e agarrar ele com a mão. O marisco estará enterrado na areia verticalmente. Coloque o marisco na rede e repita o processo no próximo buraquinho encontrado.

Loading...

Dicas

  • Se não estiver conseguindo encontrar buraquinho, use sua pá para bater na areia. As vibração irão assustar os mariscos ao redor e eles irão projetar um jato de água e areia pelo seus buraquinhos. Bater com os pés tem o mesmo efeito.
  • Aja rápido assim que encontrar um marisco próximo ao mar. Quando mais saturada a areia estiver, mais rápido o marisco conseguirá cavar para se enterrar.

Aviso

  • Use luvas grossas se a praia em que você for cavar for conhecida por ter caranguejos. Os caranguejos apresentam comportamento similar ao dos mariscos e se enterram na areia. Mas, ao contrário dos marisco, os caranguejos podem se defender com suas garras e você pode acabar com marcas de beliscões e cortes feios.

O que você precisa

  • Pá para pegar mariscos
  • Rede
  • Botas de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...