Mármore de Carrara versus mármore estatuário

Escrito por janet lee-amies | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mármore de Carrara versus mármore estatuário
Depois do mármore ser escavado das pedreiras, ele é cortado em pedaços com uma serra (Marble Cutting Machinery image by JacWill from Fotolia.com)

As montanhas da Itália, particularmente a região de Massa-Carrara, são conhecidas há muito tempo pela produção de mármore de alta qualidade, especialmente o tipo branco que leva o nome da região: Carrara. Michelangelo referia-se aos Alpes Apuanos como "montanhas de mármore," e esculpiu a obra prima dele -- a estátua de Davi -- com mármore branco estatuário, que é um tipo de mármore de Carrara.

Outras pessoas estão lendo

Mármore de Carrara versus mármore estatuário

O mármore de Carrara é caracterizado pelo fundo branco e o característico filão cinza. Quanto mais branco o mármore, mais valioso, e o que tem filões escuros é geralmente considerado sem qualidade. O estatuário, outro mármore branco, é na verdade um tipo de mármore de Carrara. É formado de 98% de carbonato de cálcio e frequentemente tem poucos filões, o que o torna adequado para esculturas e estátuas. É também vendido pelos nomes de Statuario ou Statuarietto.

Mármore de Carrara versus mármore estatuário
O mármore estatuário é a escolha dos artesãos para esculturas e estátuas (Marble Statue image by Sitech from Fotolia.com)

Utilização

O mármore de Carrara é considerado uma pedra de luxo no mundo inteiro. É usado em aplicações contemporâneas e também clássicas, especialmente em cozinhas e banheiros. Tiras estreitas de mármore colocadas horizontalmente dão um toque moderno a bancadas de cozinha. Mármore polido em formato de tijolos grandes é uma escolha luxuosa para suítes principais similares a spas. O mármore estatuário é preferido pelos artistas e escultores. Blocos grandes são esculpidos à mão e com máquinas para bordas de lareiras.

Mármore de Carrara versus mármore estatuário
Tiras de mármore dão um toque moderno aos ambientes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Classificações

Um sistema complexo de classificação é aplicado para cada bloco de mármore, quer seja Carrara ou estatuário. Quanto mais alta a classificação, mais alto o preço. Por exemplo, o Carrara Bianco, um mármore branco, é classificado em uma variação de C a CD ou D, dependendo da quantidade de filões cinzas.

Mármore de Carrara versus mármore estatuário
A classificação do mármore depende da quantidade de filões (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Tamanho e acabamento

O mármore de Carrara é escavado de pedreiras em blocos que pesam toneladas. Ele pode ser vendido nesse formato ou cortado em placas ou tijolos de vários tamanhos para uma gama de projetos residenciais e comerciais. A pedra também pode ser aprimorada para um visual fosco ou polido, tendo assim uma superfície refletiva. O mármore estatuário tem uma textura espessa e brilhante que encanta os artesãos. Geralmente é dado a ele um acabamento de alto polimento.

Mármore de Carrara versus mármore estatuário
O mármore é escavado em blocos que pesam toneladas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível