Mais
×

Como marmorizar camisas

Atualizado em 23 março, 2017

Você pode criar um efeito marmorizado em qualquer camisa usando uma técnica simples de "tie dye". O "tie dye" — derivado originalmente de técnicas indianas e japonesas — envolve amarrar tecidos e tingi-los para criar padrões coloridos. A marmorização sobrepõe duas ou mais cores para criar um padrão manchado ou redondo na superfície. Para conseguir criar um padrão marmorizado em uma camisa usando "tie dye", utilize um tecido fácil de ser dobrado bem apertado, como algodão, e coloque uma ou mais cores de corante de roupa para criar seu design.

Instruções

Você pode usar a técnica do "tie dye" para marmorizar uma camisa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare uma área de trabalho antes de começar a tingir a camisa para não manchar nenhuma superfície. Se for usar uma mesa, cubra-a com um saco de lixo grande ou use uma toalha de mesa à prova d'água. Espalhe jornal no chão para não manchá-lo de tinta. Vista uma roupa velha, pois você pode se sujar com o corante.

  2. Encha uma garrafa de spray com água e use-a para molhar a camisa até que ela esteja úmida. Isso ajuda a camisa a manter sua forma quando você começar a tingi-la.

  3. Amasse a camisa com as mãos, fazendo uma bola compacta de tecido . Coloque a camisa amassada na mesa e enrole elásticos em torno dela para mantê-la apertada. Use vários elásticos — mais ou menos dez — e cruze-os um por cima do outro.

  4. Coloque luvas de borracha. Prepare o corante de tecido de acordo com as instruções da embalagem.

  5. Coloque o corante na garrafa de spray. Qualquer tipo de garrafa de spray serve, de preferência cuja ponta libere o corante devagar, o que permite que você tenha um controle maior sobre a distribuição do corante. Use uma garrafa para cada cor que estiver usando.

  6. Esguiche uma das cores em uma dobra da camisa amassada. Certifique-se de que você esguichou corante o suficiente, se não o design da cor pode não cobrir a camisa inteira. Repita o processo com outra cor. Você pode esguichar cada cor na mesma dobra para criar cores marmorizadas sobrepostas. Ou, esguiche cada cor em uma dobra diferente para criar um design com cores diferentes em diversas áreas da camisa.

  7. Coloque a camisa na bandeja de tinta quando acabar de tingi-la. Espere alguns minutos para que o corante seja absorvido.

  8. Retire os elásticos da camisa e abra-a. Sua camisa deve ter ficado com um design marmorizado colorido.

  9. Use a garrafa de spray para jogar água fria na camisa para ajudar o corante a penetrar no tecido. Pendure a camisa para secar ao ar livre. Passe a camisa em alta temperatura para selar a tinta e fazer a cor durar mais.

O que você precisa

  • Camisa de algodão
  • Elásticos de borracha
  • Corante de tecido
  • Luvas de borracha
  • Garrafas de spray
  • Bandeja de tinta
  • Jornal
  • Toalha de mesa à prova d'água ou saco de lixo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article