Como o martelo é fabricado?

Escrito por heather mckinney | Traduzido por leonardo de azevedo prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o martelo é fabricado?
O martelo é uma ferramenta simples e versátil (the hammer image by Jim Mills from Fotolia.com)

O martelo é a ferramenta mais básica e essencial para várias tarefas dentro de casa e no trabalho. Ele está presente em qualquer caixa de ferramentas utilizadas pelos marceneiros e donos de casa. Existem vários formatos e tamanhos de martelos, que podem ser feitos de vários materiais, inclusive madeiras e metais. As pessoas raramente se preocupam com a origem do martelo e com como eles são fabricados.

Outras pessoas estão lendo

História

O martelo é a ferramenta mais antiga da humanidade, pois mesmo os moradores das cavernas já utilizavam pedras para quebrar objetos. Em torno do século 4 a.C., as pessoas adicionaram o cabo ao martelo e, finalmente, fizeram um buraco na madeira para prendê-la. Enquanto as civilizações fizeram avanços na metalurgia, os inventores adicionaram novos materiais ao cabo de madeira, começando na idade do bronze e progredindo até a idade moderna das ligas de metal.

Como o martelo é fabricado?
O primeiro martelo era uma pedra (Stones image by fotografie-mey from Fotolia.com)

A cabeça

Na fabricação do martelo moderno, a parte mais importante é obter a quantidade correta de dureza na cabeça da ferramenta. Isso significa utilizar aço de alto carbono em um processo chamado tratamento de calor para atingir a quantidade certa de dureza. Se a cabeça ficar dura demais, ela irá tornar-se quebradiça, mas cederá se não ficar dura o suficiente, tornando-a ineficaz. A formação correta da cabeça do martelo também é a chave do equilíbrio total da ferramenta. Quanto melhor o equilíbrio, mais fácil será usá-lo.

Como o martelo é fabricado?
A dureza da cabeça do martelo é muito importante (hammer head image by Joann Cooper from Fotolia.com)

O cabo

O cabo do martelo também é muito importante para o processo de fabricação. Os mais desejáveis são aqueles feitos de nogueira, pois esse material é robusto e amortece durante a batida. Os menos procurados são os modelos feitos de aço sólido, pois eles vibram bastante e irritam as mãos. Cada tipo de material utiliza um processo específico para criar o cabo do martelo. Um torno mecânico, utilizado para esculpir, transforma a madeira em cabo. Para os cabos de metais, os fabricantes aquecem o metal até que torne-se maleável e depois o moldam com o formato desejado.

Como o martelo é fabricado?
Os cabos podem ser feitos de vários materiais (hammer 2 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Montagem do cabo de madeira

Nos martelos com cabo de madeira, o fabricante insere o cabo em um buraco existente na cabeça de metal. Em seguida, pela parte de cima do martelo, eles criam uma fenda na madeira fazendo com que ela se abra. Essa prática garante a boa união entre o cabo e a cabeça. Logo depois, duas cunhas de metal atravessam o cabo para mantê-lo no lugar correto.

Como o martelo é fabricado?
As cunhas de metal ajudam a manter o cabo preso à cabeça do martelo (hammer head image by Rich Johnson from Fotolia.com)

Montagem do cabo de metal

Os fabricantes também inserem o cabo de metal em um buraco na cabeça do martelo. A diferença é que utilizam epóxi líquida para manter o cabo no lugar correto. O toque final é um punho de borracha preso à parte inferior do cabo do martelo.

Como o martelo é fabricado?
Os martelos com cabo de metal possuem punhos de borracha (hammer image by JJAVA from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível