Como uma máscara de lama esfolia a pele?

Escrito por josh baum | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como uma máscara de lama esfolia a pele?
Máscaras de lama são tratamentos estéticos comuns em spas e salões de beleza, mas também podem ser feitos em casa (Photo by Jason Antony)

Outras pessoas estão lendo

Máscaras de lama esfoliam a pele?

As tradicionais máscaras de lama têm textura lisa e são feitas para ser aplicadas diretamente sobre a pele do rosto, para que possam absorver óleos, suavizar rugas e firmar a pele, como a lama seca. A maioria dos tratamentos de esfoliação envolve abrasivos suaves ou produtos químicos levemente ácidos, nenhum dos quais pode ser encontrado em máscaras de lama naturais.

Alguns produtos de beleza são comercializados como tratamentos dois em um: esfoliantes e máscaras de lama. Embora os ingredientes específicos variem de uma marca para outra, a maioria destas soluções são misturas de lama, argila ou creme com pequenas partículas abrasivas misturadas. As partículas podem ser de grãos de pedra-pomes, sal marinho, grânulos sintéticos de microdermoabrasão ou outros agentes esfoliantes suaves.

Máscaras de lama esfoliantes são normalmente utilizadas em duas etapas. Primeiramente, a máscara é aplicada à pele facial umedecida e é massageada suavemente, permitindo que as partículas abrasivas raspem as células mortas da pele. Em seguida, a solução é deixada na face até que endureça, firmando-a e limpando-a.

É possível obter os benefícios de firmar a pele e limpeza de uma máscara de lama e os efeitos de rejuvenescimento da esfoliação sem utilizar uma máscara dois em um. Mas, para isso, deve-se primeiro esfoliar a pele usando um dos métodos descritos a seguir e depois utilizar uma máscara de lama natural sem abrasivos.

Meios eficientes de esfoliação de pele

Os métodos mais comuns de esfoliação da pele são aqueles que utilizam abrasivos suaves. Vários produtos comuns de prateleiras, como cremes com partículas abrasivas, lenços de microfibra, pedras-pomes e esponjas faciais ou esponjas do mar, podem ser usados ​​para remover as células mortas da pele sem prejudicar as saudáveis abaixo delas. Muitos spas profissionais oferecem serviços semelhantes, às vezes utilizando pequenas ferramentas com sopro de ar combinado com abrasivos, como pó de pedra-pomes ou cascas de amêndoa.

Outro método de esfoliação da pele é o uso de processos químicos como peelings faciais. Existem alguns produtos facilmente encontrados em lojas e farmácias que permitem a esfoliação deste tipo de pele, mas já que estes tratamentos são um pouco mais difíceis de aplicar e manusear com segurança, são mais comuns em spas e salões de beleza. Pessoas que necessitem de esfoliação intensa ou frequente devido a doenças de pele podem notar que processos químicos oferecem melhores resultados que os tratamentos abrasivos.

Benefícios das máscaras de lama

Tratamentos com máscaras de lama geralmente consistem em aplicar lama limpa à face, deixando-a secar, e depois gentilmente retirá-la com água limpa. Já que máscaras de lama naturais não possuem esses produtos químicos e abrasivos, ao utilizá-las, a pessoa só sentirá um pouco da abrasão facial quando enxaguar a lama seca.

Mesmo que não sejam ideais para esfoliação facial, máscaras de lama naturais podem ser muito benéficas para pessoas que sofrem de acne ou pele muito oleosa. Isso se deve porque as partículas da lama absorvem a oleosidade da pele conforme secam, prendendo os óleos na lama. Esse processo também firma a pele até um ponto, tornando-a uma solução para rugas e pele flácida. A lama também ressecará um pouco a pele enquanto seca, então, o uso de hidratantes faciais é geralmente recomendado logo após o tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível