Mais
×

Como fazer uma máscara de tatu

Atualizado em 20 julho, 2017

Os tatus são criaturas especiais que podem inspirar a criação de máscaras e fantasias igualmente especiais. Presentes em todo o Brasil, esses animais são o delírio de vários amantes da vida selvagem porque são capazes de se enrolar para se proteger dos predadores. Fazer máscaras de animais selvagens é uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre o mundo animal por meio da arte. Elas podem procurar imitar qualquer espécie de animal, mesmo os tatus. Isso permite às crianças darem asas à imaginação e adentrar o mundo animal e selvagem, bem como conhecer todas as suas criaturas.

Instruções

Os tatus são conhecidos por sua carapaça rígida, que os protege dos predadores (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Coloque o prato de papelão sobre o rosto de quem vestirá a fantasia e marque, com um lápis, onde ficarão os olhos, o nariz e a boca.

  2. Faça cortes ovais para os olhos e a boca.

  3. Com o furador, faça dois outros furos em cada lado da máscara, a cerca de 2,5 cm de suas bordas, logo acima de onde ficarão as orelhas de quem irá usá-la. Amarre as pontas de um barbante de 20 cm em cada um dos buracos para que seja possível prender a máscara ao rosto.

  4. Faça um cone de cartolina, dobrando um de seus lados em direção ao centro e enrolando. Fixe-o com cola ou fita adesiva ao longo das laterais do papel. Ele irá formar o nariz comprido do animal.

  5. Dobre, em sua abertura, a parte do cone cuja espessura se limita a apenas uma folha de papel. Dessa forma haverá uma base que poderá ser colada à máscara. Passe nela cola ou fita adesiva e prenda o nariz comprido em seu respectivo ponto na máscara.

  6. Recorte dois retângulos de cartolina que tenham 10 x 7,5 cm. Use as tesouras para cortar as pontas de cima dos retângulos, arredondando-as e dando-lhes o formato básico das orelhas do tatu. Dobre para cima os 5 mm da base das orelhas e forme as abas para fixá-las à máscara. Para dar-lhes um pouco de forma, faça um pequeno recorte na parte central da aba e dobre os lados um pouco para dentro.

  7. Coloque um fio de cola ou um pedaço de fita adesiva nas abas das orelhas e fixe-as ao lado de cima da máscara.

  8. Enfeite a máscara do jeito que desejar, com tintas e marcadores. Coloque-a então no rosto de quem vestirá a fantasia e, para mantê-la no lugar, passe o barbante por trás da cabeça dela.

Dicas

  • Não se contente apenas com a máscara. Complete o conjunto com o corpo e a cauda do animal. Para fazer a carapaça, recorte retalhos de tecido e forme as escamas do tatu. Elas deverão então ser coladas ou costuradas à parte de trás de uma camisa ou agasalho de manga comprida. Para fazer a cauda longa e rígida, costure um tubo comprido de tecido ou dê forma a uma meia de futebol antiga, enchendo-a com pedaços de pano. Termine sua fantasia colocando o rabo na parte de trás da camisa, agasalho ou calça, e prendendo-o com um alfinete grande.

O que você precisa

  • Prato de papelão
  • Tesoura
  • Furador de papel
  • Barbante
  • Cartolina
  • Cola ou fita adesiva
  • Tinta e pincéis marcadores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article