Lazer e cultura

Como fazer máscaras africanas de papel

Escrito por mackenzie wright | Traduzido por natalia peres
Como fazer máscaras africanas de papel

Animais são um tema comum em máscaras africanas

twitchtoo at sxc.hu

Máscaras africanas possuem uma aparência interessante e uma relevância histórica única, o que as torna um projeto apropriado para crianças aprenderem sobre a cultura e história africana, ou mesmo para decoradores que buscam criar uma decoração de parede para quartos com temática africana ou eclética. Papel pode ser usado para fazer máscaras africanas simples, porém belas. Siga algumas instruções simples para criar suas próprias máscaras africanas de papel.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cartolina ou papel cartão
  • Tesoura
  • Lápis
  • Modelos
  • Cola de artesanato
  • Estilete
  • Ráfia
  • Imagens de máscaras africanas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha um tema para a máscara, seja para retratar uma pessoa normal, um chefe tribal, figura mitológica ou um animal. Isso ajudará você a decidir como gostaria de decorar a máscara.

  2. 2

    Faça uma forma para a base da máscara. Tradicionalmente a base é oval ou retangular e em um tom de marrom ou preto. Use um modelo oval ou retangular, como um prato de comida ou um recipiente vazio, que seja do tamanho do seu rosto (ou maior, se você quiser uma máscara grande), e contorne-o em um pedaço de papel marrom ou preto.

  3. 3

    Deixe a forma como ela é, ou personalize-a deixando o "queixo" mais pontiagudo, arredondando as bordas do retângulo ou a parte superior da cabeça.

  4. 4

    Adicione chifre ou orelhas para fazer sua forma parecer mais animal ou humano, dependendo do que você deseja que a máscara retrate. Para fazer chifres, use uma banana como modelo. Coloque uma banana em uma folha de papel - na mesma cor da base ou em outra - e contorne-a com um lápis. Vire e contorne novamente para o outro chifre.

  5. 5

    Corte as formas e cole-as no topo de sua máscara. Se você quiser fazer as orelhas dos animais, encontre uma folha com o formato que você queira usar como modelo. Contorne-a duas vezes no papel, corte as orelhas e cole-as no lugar. Se quiser orelhas humanas ou de primatas, use um molde pequeno redondo ou oval para contornar no papel, corte-as e cole uma de cada lado da máscara.

  6. 6

    Se quiser corte as fendas para os olhos, nariz e boca. Nem todas as máscaras africanas possuem fendas para essas partes, por isso, se você for usar sua máscara estritamente como decoração de parede, você pode deixar essa etapa de lado. Se você planeja usar a máscara, você deve cortar pelo menos os buracos dos olhos para que você possa ver. Use algo pequeno como molde para contornar na base de sua máscara, como tampas de garrafa para as aberturas circulares, ou clipes de papel para aberturas no formato de fendas. Folhas são eficazes para moldes de olhos amendoados. Depois de traçar o molde no lugar onde você quer que fiquem os olhos, a boca ou o nariz, use a tesoura para cortar.

  7. 7

    Dê dimensão à sua máscara adicionando mais camadas de papel para destacar algumas áreas. Faça um nariz traçando um triângulo no papel, cortando-o e dobrando-o para baixo no centro. Cole-o no centro da máscara. Faça uma testa pesada colando uma tira de papel na parte de cima dos olhos. Desenhe e corte formas que lembram os lábios e cole-os sobre a máscara onde ficaria a boca, ou ao redor do buraco da boca, se você cortou. Recorte várias camadas da mesma forma em conjunto para elevar este detalhe da máscara para deixá-lo em 3-D. Seja criativo.

  8. 8

    Adicione detalhes colando mais papel, como listras, espirais, símbolos ou manchas. Trace essas formas usando moldes de sua escolha em papéis de cores diferentes da base. Corte-os e cole-os em sua máscara para decorá-la. Se preferir, use formas já cortadas vendidas em lojas de artesanato ou furadores de papel se você tiver algum.

  9. 9

    Adicione cabelo a sua máscara se você quiser colando ráfia ou qualquer outro tipo de grama seca. Deixe a cola secar.

  10. 10

    Faça furos nas laterais de sua máscara se você quiser usá-la. Segure em seu rosto e marque com um lápis em cada lado, mais ou menos na mesma altura de suas orelhas. Faça um furo onde você fez a marca de lápis. Então, passe um fio pelos buracos. Finalmente, segure sua máscara em seu rosto e amarre os fios atrás de sua cabeça para segurar.

Dicas & Advertências

  • Procure por fotos de máscaras africanas de verdade para conseguir ideias e inspirações.
  • Deixe a cola secar entre as camadas e use uma base de cartão para evitar que as camadas de papel fiquem muito pesadas.

Não deixe de ver

Referências

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media