Máscaras de dança tradicional da Indonésia

Escrito por nina kramer | Traduzido por joana pires
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Máscaras de dança tradicional da Indonésia
As máscaras de dança da Indonésia podem ser bem elaboradas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Máscaras de dança tradicional da Indonésia, conhecidas como "topeng" foram cridas a mil anos atrás. Os dançarinos ou "wayang topeng", que usam as máscaras, derivam de histórias de um antigo herói ou de dois épicos indianos lendários. As máscaras representam uma gama de personagens antigos e muitas vezes são muito elaboradas. Muitas máscaras, especialmente as mais velhas, se tornaram itens de colecionador e são encontradas em museus.

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Representações da máscara

As máscaras de dança tradicionais retratam deuses, demônios, pessoas ou animais. O Buta Macan Topeng, por exemplo, é um demônio tigre. A metade superior da máscara é vermelha, a metade inferior branca com pontos pretos e dentes de ouro. A máscara para Panji -- o herói das histórias antigas de dança com o mesmo nome -- é toda de ouro e emana uma sensação de força serena. A Pati Suanda Topeng de um nobre é branca com um sorriso no lábios vermelhos e decorada com linhas pretas.

Espíritos das máscaras

Máscaras de dança são acreditadas de serem dotadas pelo o espírito que representam. Dançarinos usando as máscaras transcendem suas próprias identidades e adotam as das máscaras. Em uma área de Java, na Indonésia, máscaras de animais tradicionais são seguradas sobre o fogo, na crença de que eles vão chamar os espíritos dos animais para si. Também acreditam que o fogo traz para o dançarino o poder do espírito. Em Bali, na Indonésia, existe a crença que as máscaras estão vivas, os dançarinos são estimulados a receber o poder do espírito.

Histórias tradicionais de dança

As danças dramáticas tradicionais onde as máscaras são usadas, são baseadas nas histórias do antigo herói Panji ou em épico indianos, o Mahabharata e Ramayana, que viraram parte da cultura da Indonésia muito tempo atrás. Panji é baseado na busca do filho de um rei da Indonésia em seu amor perdido. Perseverando batalhas e superando os obstáculos, ele encontra o seu amor, retorna para casa e vira rei.

Construção da máscara

Muitas máscaras de dança da Indonésia vem de Java e de Bali, onde são produzidas em oficinas familiares e variam do popular papel machê a máscaras sagradas com multi-camadas, que são feitas por mestres artesãos e usadas em danças nos tribunais e templos. As máscaras balinesas são muito elaboradas: os fabricantes esculpem a madeira, pintam uma base com tinta de gesso e então aplicam as cores. Folhas metálicas são usadas para detalhes. Depois que as máscaras javanesas são esculpidas, é usado crina de cavalo para barbas e bigodes, espelhos ou vidros para os olhos e borrachas de pneu ou tiras para os ouvidos.

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