Mais
×

Máscaras faciais feitas em casa

Tenha uma pele linda e saudável usando máscaras faciais caseiras
RyanKing999/iStock/Getty Images

Introdução

Para ter uma pele linda e saudável, não é preciso gastar quantias imensas em cremes e tônicos: basta estar atenta às qualidades naturais de algumas frutas, do iogurte, do mel e de outros alimentos. A maioria dos ingredientes já está disponível na cozinha de sua casa, mas, antes de usar estas receitas, lembre-se de colocar um pouco da mistura sobre a pele, para saber se você é alérgica a qualquer uma delas. As possibilidades são infinitas — tudo o que você precisa fazer é experimentar algumas delas e descobrir qual é a que melhor se aplica às necessidades de sua pele.

Esta máscara feita com bananas ajuda a desacelerar a passagem do tempo sobre a pele
Szakaly/iStock/Getty Images

Banana

Esta máscara feita com bananas ajuda a desacelerar a passagem do tempo sobre a pele. Pegue uma banana de tamanho médio e amasse-a até formar uma pasta macia. A seguir, aplique-a sobre o rosto e o pescoço, deixando-a repousar durante 10 a 20 minutos. Remova-a com um pouco de água fria. Se quiser dar a ela um efeito hidratante, acrescente 1/4 de copo de iogurte e duas colheres de chá de mel.

O vinagre é um excelente tônico facial natural capaz de limpar e dar firmeza à pele
Getty Images

Vinagre

O vinagre é um excelente tônico facial natural capaz de limpar e dar firmeza à pele. Depois de limpar o rosto, misture uma colher de chá de vinagre de maçã com dois copos de água. Deixe a solução secar sobre a pele e, a seguir, lave o rosto com água morna. Para obter um melhor efeito, misture 1/4 de copo de vinagre com 1/4 de copo de água.

O leite deixará sua pele rejuvenescida e cheia de frescor
Getty Images

Leite

Misture 1/4 de copo de leite em pó com um pouco d'água para formar uma pasta densa. Passe-a sobre toda a superfície do rosto. Assim que ela estiver completamente seca, use água morna para removê-la. Seu rosto ficará rejuvenescido e cheio de frescor.

A aveia revigora a pele
CGissemann/iStock/Getty Images

Aveia

Misture meio copo d'água quente — que não esteja fervendo — com 1/3 de copo de aveia em grãos finos. Misture a água e a aveia por dois ou três minutos, acrescente duas colheres de chá de iogurte, duas colheres de chá de mel e uma clara de ovo. Passe uma camada fina da mistura no rosto e deixe-a repousar durante 10 a 15 minutos. Retire-a com água quente e você verá como ela revigorará sua pele, deixando-a viçosa e suave.

Deixe a pele limpa e sedosa com uma máscara facial de maionese
Nataly Lupandina/iStock/Getty Images

Maionese

Prepare uma maionese caseira usando um ovo inteiro, um copo de azeite de milho e sumo de um limão. Coloque o ovo em um liquidificador e bata-o na velocidade mais baixa durante dez segundos. A seguir, acrescente o azeite enquanto bate lentamente a mistura, na velocidade mínima. Finalmente, acrescente o sumo do limão. Coloque a maionese na geladeira e, assim que estiver fria, passe-a sobre o rosto e deixe repousar durante 20 minutos. Então, remova-a com água fria. Sua pele ficará limpa e sedosa.

Limpe o rosto e feche os poros com uma máscara facial de iogurte
Ivan Dzyuba/iStock/Getty Images

Iogurte

Se você quiser limpar o rosto e fechar os poros, passe um pouco de iogurte no rosto e deixe-o repousar durante 20 minutos. Para uma máscara revitalizadora, misture uma colher de chá de iogurte com o sumo de 1/4 de laranja, um pouco da polpa e uma colher de chá de aloe vera. Passe a mistura no rosto e deixe-a repousar durante pelo menos cinco minutos, antes de removê-la.

A mostarda revitaliza e estimula a pele
Getty Images

Mostarda

Em um método pouco convencional, mas não menos eficiente, a mostarda pode ser usada no preparo de um revitalizador estimulante da pele. Para preparar seu molho caseiro, você deve misturar 55 g de sementes de mostarda, vinagre branco, uma colher de chá de mel, uma colher de chá de cúrcuma e 1/2 colher de chá de sal. Primeiro, faça um teste numa áriea pequena da pele. Se a mistura não causar irritação, passe uma fina camada sobre todo o rosto e deixe repousar durante dez minutos. Sua pele agradecerá.

O limão, além de revitalizar a pele, é também um branqueador natural
botamochi/iStock/Getty Images

Limão

O limão, além de revitalizar a pele, é também um branqueador natural. Uma máscara bastante eficaz, conhecida por muitas avós ao redor do mundo, consiste em misturar sumo de limão com azeite de oliva ou de amêndoas. Você só precisa espremer um limão e misturá-lo com 1/4 de copo de algum desses dois azeites. Aplique a mistura com um algodão sobre todo o rosto e, a seguir, remova-a com água morna.

A abóbora é rica em vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes
sonya_m/iStock/Getty Images

Abóbora

Repleta de vitaminas, antioxidantes e nutrientes que sua pele amará, a máscara de abóbora será sua principal aliada nos cuidados com a beleza. Misture 1/4 de copo de purê de abóbora, um ovo, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de leite. A seguir, aplique a mistura sobre o rosto com um pincel. O brilho de sua pele causará inveja em todos ao redor!

Canela e noz-moscada apresentam propriedades anti-inflamatórias
sergio_kumer/iStock/Getty Images

Canela e noz-moscada

As propriedades anti-inflamatórias da canela e a noz-moscada lhe ajudarão a eliminar qualquer problema que possa existir em sua pele. Misture duas colheres de chá de mel com uma colher de chá de canela e outra, de noz-moscada. Bata a mistura até formar uma pasta grossa. A seguir, passe-a sobre o rosto e deixe-a repousar durante 30 minutos. Remova-a com o auxílio de uma esponja facial e água quente.

Rejuvenesça a pele com uma máscara facial caseira de cacau
S847/iStock/Getty Images

Cacau

Esta máscara de cacau dará ao seu rosto a aparência de haver sido tratado com a argila mais cara de um dos melhores spas do mundo. Basta misturar duas ou três colheres de chá de iogurte grego, uma colher de chá de cacau, uma colher de chá de manteiga, 1/4 de banana amassada, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de sumo de limão. Se você tem uma pele muito seca, evite o limão e use a quantidade equivalente de mel no lugar. Deixe a mistura repousar durante 20 a 30 minutos e retire-a com um pouco de água fresca.

Mamão e abacaxi podem ser ótimas opções para uma máscara facial caseira
akwitps/iStock/Getty Images

Mistura de mamão e abacaxi

Se você tem manchas ou rugas causadas pelo sol, experimente esta máscara de mamão e abacaxi. Basta usar a metade de um mamão com sementes, um copo de abacaxi em cubos e, se desejar, uma colher de chá de mel. Coloque ambas as frutas no liquidificador e filtre a polpa excedente. Depois de lavar o rosto e o pescoço, aplique a mistura com um algodão. Deixe-a agir durante 15 minutos — ela pode coçar um pouco devido à presença dos ácidos contidos em ambas as frutas, mas tente relaxar. Lave o rosto com água morna e aplique uma loção umidificadora.

Se você deseja que seu rosto fique com um aspecto jovial e descansado, experimente a máscara de iogurte e mel
Lilyana Vynogradova/iStock/Getty Images

Iogurte e mel

Se você deseja que seu rosto fique com um aspecto jovial e descansado, experimente esta máscara. Misture num recipiente 1/4 de copo de iogurte grego e uma colher de chá de mel. Aplique-a no rosto com o auxílio das mãos e, depois de 15 minutos, retire-a com água morna.

Para conseguir um brilho suave no rosto, aplique suco de laranja sobre a pele
pioneer111/iStock/Getty Images

Laranja

Para conseguir um brilho suave no rosto, aplique suco de laranja sobre a pele. Prepare uma mistura com 1/4 de copo de aveia, o suco de uma laranja, três colheres de chá de iogurte grego, duas colheres de chá de mel e duas colheres de chá de cascas de laranja. Depois de aplicá-la com um pincel, deixe a mistura agir durante 15 minutos. Remova-a com um pouco de água morna.

Hidrate o rosto e controle o pH da pele com esta máscara feita à base de flores
tortoon/iStock/Getty Images

Flores de calêndula

Hidrate o rosto e controle o pH da pele com esta máscara feita à base de flores. Misture 100 ml de água com uma colher de chá de azeite de gérmen de trigo, três colheres de chá de calêndula e cinco colheres de chá de farinha de arroz. Aplique a mistura sobre a pele e deixe-a agir durante 15 minutos. Você pode repetir este tratamento até quatro vezes por semana.

Usufrua dos benefícios do iogurte e do mel
OlenaMykhaylova/iStock/Getty Images

Lavanda

Uma vez mais, você pode usufruir dos benefícios do iogurte e do mel. Neste caso, misture duas colheres de chá de iogurte grego, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de flores de lavanda. Deixe a mistura agir na pele do rosto e do pescoço durante dez minutos e, a seguir, remova-a com água morna.

Faça uma máscara facial caseira de abacate
olgakr/iStock/Getty Images

Abacate

Se você tem algum abacate que já apresente aquele estranho tom amarelado, não é preciso jogá-lo no lixo: use-o para preparar uma máscara facial. Remova o conteúdo de um abacate e misture-o com uma colher de chá de suco de limão e uma clara de ovo. Aplique a mistura sobre o rosto e relaxe durante 30 minutos. Remova o excedente com água morna.

Use bicarbonato de sódio no combate às espinhas
Alena Dvorakova/iStock/Getty Images

Bicarbonato de sódio

Para eliminar as desagradáveis espinhas, misture uma colher de chá de açúcar granulado, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas colheres de chá de água. Depois de misturar os ingredientes em um recipiente, aplique esta máscara sobre a pele já umedecida. Deixe-a agir durante alguns momentos e remova-a com água morna.

Revitalize sua pele com a frescura do pepino
belchonock/iStock/Getty Images

Pepino

Revitalize a pele com a frescura do pepino. Usando um liquidificador, misture a metade de um pepino pequeno com uma colher de chá de iogurte. Aplique a mistura sobre o rosto, massageando-o suavemente. Depois de 15 minutos, enxágue-o com água morna. Sua pele ficará limpa e rejuvenescida.

Morangos ajudam a rejuvenescer a pele
LeonLON/iStock/Getty Images

Morangos

O morango contém ácido salicílico, uma substância que ajuda a desacelerar o envelhecimento da pele, além de branqueá-la. Para preparar esta máscara, você precisa de dois morangos maduros, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de iogurte. Aplique a mistura resultante sobre o rosto e, depois de deixá-la repousar durante 15 minutos, remova-a com água morna.