×
Loading ...

Qual é a parte masculina de uma flor?

Atualizado em 18 março, 2017

As plantas que se reproduzem sexualmente possuem partes femininas e masculinas, que localizam-se nas flores. Várias estruturas masculinas, chamadas de estames, cercam a estrutura feminina, o pistilo. Os estames produzem células de esperma que fertilizam os óvulos contidos na base de um pistilo, normalmente um localizado em uma planta diferente.

As flores possuem partes femininas e masculinas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Partes do estame

Cada estame é composto de um filamento e uma antera. O filamento é um pedúnculo longo e fino que sustenta a antera. A antera é composta por quatro sacos (microsporangia) que produzem o pólen, as células reprodutoras masculinas.

Loading...

Grãos de pólen

Os grãos de pólen são cobertos com uma casca externa, chamada de exina. Eles contêm células germinadoras que se dividem por mitose para tornarem-se esperma.

Polinização

Para que a fertilização aconteça, o pólen precisa viajar da antera masculina ao estigma, o topo do pistilo feminino. Abelhas, pássaros, mariposas, água, vento e seres humanos podem ajudar a levar o pólen de uma flor para outra. Alguns cientistas acham que flores com cores diferentes atraem diferentes tipos de polinizadores. Por exemplo, flores vermelhas atraem mais abelhas do que pássaros. Algumas plantas são capazes de se auto-polinizarem.

Fertilização

Depois que um grão de pólen chega no pistilo, um tubo cresce do grão e desce até o ovário, na base do pistilo. Uma célula de esperma do grão viaja pelo tubo até o ovário, onde fertiliza o óvulo.

Tipos

Uma flor pode apresentar tanto estruturas masculinas, quanto femininas ou apenas uma delas. Plantas individuais podem ter ambas ou apenas um. As plantas que possuem estames masculinos e um pistilo feminino são chamadas de flores perfeitas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...