×
Loading ...

Como fazer mashups com o Audacity

Um mashup é um trabalho musical que consiste inteiramente em faixas de outros pedaços de músicas. Os mashups são normalmente compostos por duas partes de músicas fundidas por motivos estilísticos. O álbum "As Heard on Radio Soulwax", do grupo holandês Soulwax, consiste completamente de mashups, incluindo faixas de artistas diversos como Salt 'N' Peppa e 10 cc. Você pode experimentar fazer mashups usando o Audacity, um programa gratuito de áudio digital. Se você gostar, pode depois se atualizar para um programa profissional, como o Pro Tools.

Instruções

Combine as faixas de áudio alinhando os picos das ondas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Dê um clique duplo no ícone do Audacity encontrado no desktop. Pode demorar alguns segundos para que ele inicie completamente.

    Loading...
  2. Clique em "Arquivo" e selecione "Importar Áudio". Procure pela primeira faixa que você quer usar em seu mashup. O Audacity suporta arquivos no formato .Wav e .MP3. Este último, embora seja maior e mais lento para importar, tem uma melhor qualidade de som. Se você planeja lançar o seu mashup ou tocá-lo no rádio, use .wav se tiver disponível. Quando você clicar no arquivo, ele irá abrir sozinho em seu próprio canal.

  3. Clique em "Arquivo" de novo e procure por uma segunda faixa. Quando você selecioná-la, um segundo canal irá abrir. Ambos os áudios irão ser exibidos como ondas, com picos e declinações que representam o volume.

  4. Toque as duas faixas juntas. É bem improvável que elas terão o mesmo tempo. Identifique a faixa mais baixa ao clicar no botão de mute em cada canal alternadamente para que você consiga ouvir cada faixa isolada.

  5. Clique na faixa mais rápida, depois em em "Analisar" e selecione "Beat Finder". Esse comando lhe dá um ritmo lido com base nos padrões de energia da onda sonora.

  6. Clique na faixa mais baixa para destacá-la. Clique em "Efeitos" e selecione "Change Tempo". Na caixa de diálogo que se abrirá, digite o tempo da faixa mais rápida para que os tempos das duas faixas combinem. Não deve acontecer nenhuma mudança óbvia na altura ou um efeito robótico na voz, a menos que as duas músicas sejam drasticamente diferentes em tempo.

  7. Ouça as duas faixas e selecione as partes que deseja usar, depois, clique em "Editar" e selecione "Trim". Clique no ícone da ferramenta trim na onda de áudio para separar as seções que você quer das seções que você não quer. Delete as seções indesejadas. Assim que você tiver removido todos os áudios indesejados, arraste o áudio de um canal para outro nos espaços deixados pelo outro. Se as faixas não couberem nos espaços, use a ferramenta trim para deixá-las menores. Use as amplitudes da onda como um guia para combinar batidas. Deve haver uma quantidade igual de espaço entre as amplitudes.

  8. Para suavizar a transição de uma faixa para outra de diferentes músicas, use o efeito "Fade In" presente em "Efeitos".

Loading...

Dicas

  • Se necessário, abaixe o volume de uma faixa se estiver mais alta que a outra para evitar declinações e picos na faixa do mashup.

Aviso

  • Atente-se para a versão do seu Audacity. Algumas versões em português possuem alguns itens diferentes nos menus. Se a sua versão for um pouco diferente, basta procurar com cuidado e paciência pelos itens aqui indicados.

O que você precisa

  • Um computador com no mínimo 2GB RAM

Referências

Loading ...
Loading ...