on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Que tipo de massa de calafetar deve ser usada no deque de um barco?

Atualizado em 20 julho, 2017

A madeira de teca tem sido usada para fazer deques de barco há centenas de anos. A teca é usada para isso por sua durabilidade e beleza. Também oferece uma superfície naturalmente antiderrapante, fazendo com que seja uma opção segura para um deque molhado. Quando se coloca tábuas de teca para criar um deque de barco, o espaço entre elas deve receber massa de calafetar, para evitar que a água vaze através do deque. A calafetagem é um trabalho que leva tempo e requer esforço. Se não usar o tipo correto de massa, desperdiçará seu tempo.

A massa de calafetar preta cria belas linhas contrastantes entre as tábuas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Selante despejável de duas partes

Um selante despejável de duas partes a base de polisulfetos é um dos tipos de massa de calafetar que pode ser usado em deques de teca. Este tipo de produto é vendido em litros e galões. Os dois componentes devem ser cuidadosamente misturados a mão antes do uso. Após serem combinados, eles começam a assentar. As temperaturas mais quentes aceleram este processo. Por isso, é preferível usar os recipientes de um litro deste produto, e aplicá-lo em tempo mais frio.

Loading...

Cartuchos de uma parte

Os cartuchos em tubo de selante para teca já vêm misturados e embalados em um aplicador pontudo que deve ser apertado. Esses cartuchos podem ser usados para selar todo o deque. Mesmo que prefira usar o produto de duas partes, tenha um cartucho deste tipo a mão para reparos rápidos e retoques. Um cartucho fechado possui validade de 12 meses, mas deve ser usado por completo após ser aberto.

Calafetagem velha

Ao aplicar uma calafetagem nova em um deque de teca que já foi calafetado, a massa antiga deve ser removida completamente, para que a nova obtenha a adesão adequada nas tábuas. A massa antiga pode ser raspada com uma faca quente ou chave de fenda dobrada. Se a massa antiga for resistente e deixar um resíduo, os lados da tábua podem ser lixados para que suas bordas fiquem limpas e elas possam receber a massa nova.

Primer

Alguns fabricantes sugerem o uso de um primer antes de aplicar a massa. Ele serve para selar as bordas da madeira e evitar que algum óleo escape da tábua e interfira na adesão da massa. Outras marcas dizem que isso não é necessário. Veja com o fabricante da marca que selecionou para saber se é ou não necessário o uso desta substância.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...