Mais
×

Por que a massa corrida racha quando seca?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A massa corrida, também chamada de massa acrílica, é um material parecido com uma pasta utilizado para cobrir as junções entre as placas de gesso acartonado, em um processo chamado de acabamento de gesso. Para fazer esse acabamento, os profissionais utilizam espátulas com lâminas amplas e fitas para gesso, a fim de cobrir as rachaduras e esconder os parafusos utilizados para anexar o gesso às molduras de madeira.

As camadas de massa corrida devem ser finas, para que não apareçam rachaduras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Função

A massa corrida já pronta, a forma mais comum dela, contém água. Após ser aplicada sobre a parede, o processo de evaporação começa. A massa corrida passa de cinza para branca à medida que seca. Quando a água evapora, a massa encolhe porque as partículas restantes ocupam menos espaço. Isso faz com que rachaduras pequenas e superficiais se desenvolvam ao longo da superfície da massa corrida aplicada.

Misturas em pó

A massa corrida em pó não seca por meio da evaporação. Em vez disso, ela seca por causa de uma reação química, de modo parecido com o concreto. Isso significa que utilizar a massa corrida em pó torna menos provável o aparecimento de rachaduras. Tipicamente, contudo, o curto tempo de secagem das misturas em pó as torna inconvenientes para os projetos grandes, porque a mistura endurece antes do projeto ser finalizado.

Solução

Camadas finas de massa corrida raramente racham, mas as aplicações espessas costumam ficar com muitas fissuras. Essas rachaduras não são um problema sério, embora preenchê-las requeira a aplicação de camadas adicionais mais finas. É por isso que se costuma passar três camadas consecutivas de massa corrida para fazer o acabamento, cada uma mais fina do que a anterior.

Considerações

As rachaduras resultantes do processo natural de secagem têm tipicamente apenas frações de um centímetro e forma irregular. Uma fissura longa e reta, contudo, é um tipo diferente de problema. Para consertar rachaduras longas e retas, passe uma fina camada de massa corrida sobre a fissura inteira. Aplique um pedaço de fita para gesso e suavize com uma espátula para gesso. Assim que a massa corrida secar, o que costuma acontecer em 24 horas, passe outra camada espessa para esconder a fita. Esse método de reparo deve prevenir o reaparecimento da fissura.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article