×
Loading ...

Como fazer massa de lasanha com farinha de sêmola

Atualizado em 20 julho, 2017

A farinha de sêmola é uma farinha grossa e amarela feita de trigo duro. O trigo duro tem grãos com alto teor de proteína e glúten, fazendo com que ele seja muito usado nas farinhas para massas. A alta concentração de glúten resulta em uma massa forte e com consistência elástica, que é também saborosa e satisfatória. As receitas mais tradicionais de massa pedem por farinha de sêmola, água, óleo e mais nada. Hoje em dia é mais comum encontrar receitas de massa de sêmola que incluem ovos e farinha branca, deixando a massa mais macia e maleável.

Instruções

Faça uma massa de lasanha caseira com farinha de sêmola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Faça a massa

  1. Misture a farinha de sêmola, a farinha branca e o sal em uma vasilha. Faça um montinho com a mistura de farinha. Cave um buraco bem no meio do monte, para criar um poço.

    Loading...
  2. Bata levemente os ovos com duas colheres de sopa de azeite de oliva em uma vasilha pequena. Coloque os ovos batidos dentro do poço na farinha.

  3. Com as mãos, leve a farinha até os ovos usando movimentos circulares para ir gradualmente misturando a farinha aos ovos. Misture até que a massa forme uma bola.

  4. Vire a massa em uma superfície plana levemente enfarinhada. Sove a massa durante dez minutos, até que ela fique macia e elástica.

  5. Escove a massa com o restante do óleo e cubra bem com o plástico-filme. Deixe a massa descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

  6. Arrume sua máquina de esticar massa, deixando a configuração na opção mais larga. Separe a massa em porções do tamanho de bolas de golfe. Estique uma parte da massa em uma forma retangular e deixe a outra parte coberta com o plástico-filme. Passe o retângulo de massa pelo rodo da máquina com uma mão e apare do outro lado com a outra.

  7. Dobre o pedaço de massa três vezes, como se fosse uma carta, e pressione. Passe mais uma vez pelo rolo da máquina. Repita esse processo de dobrar e passar pelo rolo, usando a opção mais larga, cinco vezes.

  8. Ajuste a máquina para a próxima configuração e passe a massa mais uma vez pelo rolo. Não dobre a massa dessa vez. Continue passando a massa pelo rolo, diminuindo a espessura da máquina a cada passada. Quando você tiver alcançado a antepenúltima opção de espessura da máquina, passe a massa uma última vez pelo rolo. A massa de lasanha estará na espessura correta.

  9. Cuidadosamente, coloque a massa sobre uma forma para secar. Repita esse processo com a outra parte da massa até que ela esteja na espessura correta. Corte as massas grandes em pedaços menores para lasanhas, entre 22 e 30 cm, dependendo do tamanho da sua forma.

  10. Jogue as tiras de massa em uma panela grande com água já salgada fervendo por três minutos, até que a massa comece a boiar. Escorra a massa e regue com azeite de oliva. Monte a lasanha e asse de acordo com a sua receita.

Loading...

Dicas

  • Se você vive em um lugar de clima quente, adicione duas colheres de água à mistura de ovos e azeite de oliva antes de incorporá-la à massa.
  • Se você não tem uma máquina de massas, divida a massa e abra de acordo com o passo 6, depois vá abrindo cada porção com um rolo em uma superfície enfarinhada, repetindo o método de dobrar e rolar cinco vezes e depois abrir a massa até chegar na espessura desejada. A massa não ficará tão lisa e uniforme como quando a máquina é usada, mas a lasanha ficará gostosa do mesmo jeito.

O que você precisa

  • 1 1/2 xícaras de farinha de sêmola
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Vasilha para misturar
  • Plástico-filme
  • Máquina de esticar massas

Referências

Loading ...
Loading ...