×
Loading ...

Por quanto tempo a massa de madeira deve secar antes de ser selada?

Existem três níveis de dureza para massas de madeira: o inicial, o intermediário e o rígido. Esses níveis de dureza dependem do tempo dado ao processo de secagem e da temperatura do ambiente. Geralmente, a massa enrijece mais rapidamente em temperaturas quentes. O selante só deve ser aplicado depois que a massa estiver completamente seca.

A massa de madeira deve secar antes de ser selada (wood image by Marvin Gerste from Fotolia.com)

Tipos de massa

Existem dois tipos diferentes de massa. A pasta é usada para pequenos reparos, como buracos de pregos. Essa massa tem uma composição simples, seca rapidamente e estará pronta para selar em aproximadamente duas horas. Já o epóxi tem uma composição de duas partes, projetado para ser tão resistente quanto à madeira. A massa de epóxi é usada em reparos maiores, como mobília danificada ou para consertar uma parte podre, e requer pelo menos 24 horas de secagem antes de ser selada.

Loading...

Secagem inicial

A secagem inicial para o epóxi pode acontecer em 10 minutos para temperaturas maiores que 32°C, e em 30 minutos a 21°C. Essa secagem inicial deve ser selada enquanto ainda estiver macia e puder ser facilmente quebrada. O objetivo dessa secagem é permitir que a massa se molde à forma do objeto e se misture com o resto da madeira.

Secagem intermediária

Depois de cerca de duas horas de secagem, a massa de epóxi estará no estágio intermediário. A camada externa da massa agora está completamente seca, e parece mais rígida que a madeira. Nessa fase, é possível lixar a massa para que fique lisa, mas ainda não deve ser selada.

Secagem rígida

Depois de 24 a 48 horas, dependendo de quantas camadas separadas você aplicou, a massa terá tido tempo para secar por toda superfície da madeira e estará rígida. Se você tiver várias camadas de massa, espere 48 horas. Com apenas uma camada, você pode selar depois de 24 horas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...