Massagens são um tratamento eficaz para seu cachorro, seja ele novo ou velho, ativo ou passivo. Como os humanos, o animal é sujeito a genes deficientes, câimbras e degeneração relacionada à idade, que podem causar patas fracas. Além disso, os cães que sofrem de artrite e problemas nas articulações tendem a sentir fraqueza nas patas traseiras. Massagens regulares mantêm seu cão ágil até a velhice e reduzem a intensidade de rigidez causada pela idade. Siga algumas técnicas simples para fazer uma massagem aliviante e fortalecer suas patas.
Instruções
-
Deixe seu cão deitado de lado. Sente atrás dele, segure a parte superior das patas traseiras dele em uma mão e a outra debaixo delas. Lentamente, estenda a pata do animal, deixando-a reta. Mantenha assim por cinco segundos. Volte à posição inicial.
-
Repita o alongamento da pata três vezes, segurando por 15 segundos cada. Suavemente tente estender a pata um pouco mais a cada repetição. Esse exercício aumenta a mobilidade muscular ampliando o passo do animal.
-
Solte e aqueça os músculos do cão com a técnica de compressão. Segure a pata do animal com uma mão. Use a palma da outra mão para suavemente pressionar o osso, afastando-o do músculo. Deslize a mão lentamente por trás da pata, sempre pressionando o osso. Repita isso três vezes.
-
Use uma pegada leve, mas firme, para lentamente deslizar suas mãos pelas patas traseiras até a ponta. Segure a extremidade da pata e pressione suavemente por três segundos. Solte e repita três vezes.
-
Use a técnica do beliscão. Suavemente, puxe e solte a pele das patas do cão com os dedos. Repita a técnica em toda área da pata para melhorar a circulação sanguínea dos músculos traseiros.
-
Role seu cão para o outro lado, com ele ainda deitado. Repita todas as técnicas de massagem e alongamentos na outra pata.