Mais
×

Como massagear um cão com patas traseiras fracas?

Atualizado em 17 abril, 2017

Massagens são um tratamento eficaz para seu cachorro, seja ele novo ou velho, ativo ou passivo. Como os humanos, o animal é sujeito a genes deficientes, câimbras e degeneração relacionada à idade, que podem causar patas fracas. Além disso, os cães que sofrem de artrite e problemas nas articulações tendem a sentir fraqueza nas patas traseiras. Massagens regulares mantêm seu cão ágil até a velhice e reduzem a intensidade de rigidez causada pela idade. Siga algumas técnicas simples para fazer uma massagem aliviante e fortalecer suas patas.

Instruções

Cães com artrite e com patas traseiras fracas sentem grande alívio após massagens (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Deixe seu cão deitado de lado. Sente atrás dele, segure a parte superior das patas traseiras dele em uma mão e a outra debaixo delas. Lentamente, estenda a pata do animal, deixando-a reta. Mantenha assim por cinco segundos. Volte à posição inicial.

  2. Repita o alongamento da pata três vezes, segurando por 15 segundos cada. Suavemente tente estender a pata um pouco mais a cada repetição. Esse exercício aumenta a mobilidade muscular ampliando o passo do animal.

  3. Solte e aqueça os músculos do cão com a técnica de compressão. Segure a pata do animal com uma mão. Use a palma da outra mão para suavemente pressionar o osso, afastando-o do músculo. Deslize a mão lentamente por trás da pata, sempre pressionando o osso. Repita isso três vezes.

  4. Use uma pegada leve, mas firme, para lentamente deslizar suas mãos pelas patas traseiras até a ponta. Segure a extremidade da pata e pressione suavemente por três segundos. Solte e repita três vezes.

  5. Use a técnica do beliscão. Suavemente, puxe e solte a pele das patas do cão com os dedos. Repita a técnica em toda área da pata para melhorar a circulação sanguínea dos músculos traseiros.

  6. Role seu cão para o outro lado, com ele ainda deitado. Repita todas as técnicas de massagem e alongamentos na outra pata.

Dicas

  • Ofereça uma massagem revigorante para seu cão utilizando óleos suaves, como de sésamo ou para bebês. Coloque uma pequena quantidade do óleo na palma da mão, esfregue nas patas do cão e suavemente massageie para a pele absorver.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article