Mais
×

Como fazer massas para terapias

Atualizada April 17, 2017

Massa terapêutica é uma massa de silicone usada por terapeutas ocupacionais em pacientes a fim de fortalecer os músculos do dedo, mãos e antebraços. É muito semelhante em aparência e consistência à massa de modelagem para crianças. Na verdade, uma versão caseira de massa terapêutica pode ser feita a partir de uma receita de massinha para crianças e permite que os pacientes pratiquem seus exercícios terapêuticos em casa. Se você estiver sob cuidados médicos, deve consultar o seu terapeuta antes de utilizar esta massa para a terapia em casa, no caso de existirem limitações sobre quais exercícios você deve fazer. Como a massa terapêutica, esta massa não endurece e é reutilizável.

Instruções

A massa terapêutica é usada para aumentar a força nas mãos para que tarefas como amarrar os sapatos sejam possíveis (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Junte os 3/4 de xícara de água com a xícara de cola branca escolar em uma tigela. Misture os dois ingredientes com uma colher de plástico ou palito de sorvete.

  2. Agite ou misture 1 xícara de água com 1 colher de chá de bórax em uma tigela separada até que o bórax seja dissolvido.

  3. Lentamente, despeje a mistura de bórax e água na tigela com cola e água e misture os ingredientes até que uma bola de massa seja formada. Você pode usar as mãos para unir as duas misturas.

Dicas

  • Quando não estiver em uso, guarde a massa em um recipiente hermeticamente fechado.
  • Esta receita fará uma massa de consistência média a firme. Para uma massa mais rígida que apresente maior resistência ao uso, adicione 1/4 de xícara de cola a mais. Para uma massa mais macia, adicione 1 xícara de água para 3/4 xícara de cola.

Coisas Necessárias

  • 1 xícara e 3/4 de água
  • 1 xícara de cola branca
  • 1 palito de sorvete ou colher de plástico
  • 2 tigelas
  • 1 colher de chá de bórax
  • 1 recipiente hermético
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article