×
Loading ...

O que é mastique asfáltico?

As construtoras constroem estradas, pistas e outros pavimentos usando asfalto. Às vezes, rachaduras, fendas e outros problemas surgem. Em vez de refazer todo o trabalho, a construtora usa um tipo de material chamado de mastique asfáltico.

Trabalhadores usam o mastique asfáltico para reparos de emergência em estradas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Definição

O mástique asfáltico consiste de um mineral graduado com cimento asfáltico e agentes plastificadores. Isso produz uma substância fluida quando aquecida, de forma que o mástique pode ser aplicado. Quando esse material alcança uma temperatura normal, solidifica-se em uma massa resistente. Outros materiais encontrados no mástique incluem calcário, pigmentos e ligantes. Alguns desses mástiques podem ser aplicados em superfícies úmidas ou secas.

Loading...

Propriedades

O mástique asfáltico possui certas características que o tornam um material adequado em uma estrada. Construtoras o consideram ideal por causa de sua resistência à água, assim como à condensação de água em vapor. Outra característica desse composto é sua resistência ao fogo e propriedades praticamente combustíveis. O mástique asfáltico não apodrece ou sofre de danos causados por vermes.

Benefícios

Construtores usam o mástique asfáltico por causa de seus muitos benefícios. Por causa de sua qualidade fibrosa, ele propicia uma superfície resistente e de longa duração durante a aplicação. Ele pode também ser usado em reparos de emergência em todos os tipos de tempo, devido a sua boa aderência em superfícies úmidas. Além desses atributos, o mástique asfáltico também é livre de amianto, sendo um produto seguro para quem o estiver utilizando.

Aplicação

Construtores consideram a aplicação do mástique asfáltico um processo simples. A área a ser reparada deve ser limpa e todos os materiais estranhos devem ser removidos, como sujeira e cascalho. O construtor usa uma talocha para aplicar uma quantidade de mástique na superfície. Para um acabamento suave, ele passa a talocha em movimentos para frente e para trás; com isso, ele terá uma camada nivelada e aderência completa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...