O que mata camundongos?

Escrito por ryn gargulinski | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que mata camundongos?
A maneira infalível de se livrar de ratos é matá-los (Illustration by Ryn Gargulinski)

Normalmente as pessoas riem quando uma mulher fora de si sobe em uma mesa e grita: "Aiii, um rato!". Esse riso, porém, pode ter vida muito curta se uma casa ficar infestada dessas pequenas criaturas peludas. Os camundongos podem provocar danos de milhares de reais em paredes, na propriedade e especialmente na fiação em toda a casa. A maneira infalível de se livrar deles é matá-los, é claro; mas há uma série de métodos para erradicar essas incômodas criaturas.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

As técnicas e aparelhos para matar ratos são variáveis e vão desde os mais simples aos muito perigosos. O exterminador de camundongos mais simples é provavelmente a antiga ratoeira com mola. As ratoeiras com cola são outra maneira comum de matar as criaturinhas. As eletrônicas, um dos métodos mais recentes, também são uma opção. Podem ser suplementadas ou totalmente suplantadas por isca envenenada, péletes envenenados ou veneno em pó polvilhado em áreas onde há muitos ratos. Os fabricantes apareceram com uma bonita caixinha de isca, não muito diferente da bem conhecida caixinha-motel de baratas, onde os camundongos entram vivos e saem mortos. Não permanecem no motelzinho, como as baratas, mas a teoria é que entrarão na caixa-motel para retirar o veneno e, portanto, este não precisa ser espalhado pela casa.

Características

A ratoeira mais básica em geral consiste em uma plataforma de madeira equipada com uma armação de arame e mola, com um prendedor que cai sobre o camundongo e golpeia o seu pescoço. As ratoeiras de cola, em geral são vendidas em pacotes, consistem em uma pequena plataforma plástica coberta de cola resistente que gruda o camundongo à ratoeira e lentamente o debilita por inanição ou desidratação. As ratoeiras eletrônicas são caixinhas cheias de isca e armadas com bateria. Os camundongos rastejam para o seu interior e são mortos ali dentro, por choque elétrico. Os péletes e as iscas envenenadas são disponibilizadas em várias formas. Podem ser péletes pequenos ou grandes blocos, pedacinhos em bandejas prontas com isca ou até na forma de pó. Todos os exterminadores de camundongos devem ser colocados em áreas que os ratos frequentam, como em fendas, embaixo de fogões e aparelhos, pequenos buracos na parede, recessos e rachaduras.

Advertência

Só porque os dispositivos exterminadores de camundongos destinam-se a matá-los, isto não quer dizer que não possam matar ou prejudicar outras coisas vivas também. Deve-se usar de extrema cautela ao lidar com veneno para ratos em uma casa em que há muitas crianças pequenas ou animais de estimação. Até adultos podem ficar enfermos por veneno de rato caso este contamine superfície usadas para alimentos. As ratoeiras de cola constituem outro grande perigo, especialmente para crianças e animais de estimação curiosos, pois pode aderir fortemente nas mãos, vestuário, patas e pelagem. A remoção da cola é extremamente difícil, causa sujeira e, mais provavelmente, ferimentos.

Considerações

Um estômago forte e falta de compaixão são necessários antes de iniciar qualquer processo de extermínio de ratos. As ratoeiras de golpear deixarão um rato visivelmente morto, que morreu de maneira rápida e limpa, mas que,de qualquer forma, é ainda um rato morto. As ratoeiras de cola deixam o rato em convulsões, lentamente definhando; uma visão pouco atrativa para a maioria das pessoas insensíveis que odeiam camundongos. Pode levar vários dias para o veneno para o veneno agir, dando ao rato a chance de rastejar pelas circunvizinhanças nos estágios de mal-estar. Os ratos doentes também podem acabar morrendo dentro das paredes da casa, de onde emitirão um insuportável fedor de "rato morto" por toda a casa.

Prevenção/Solução

Manter os camundongos afastados da casa em primeiro lugar pode ser muito mais fácil do que ter de matá-los depois de já estarem em seu interior. Fazer o reparo de todos os buraquinhos, fendas e aberturas ao redor de janelas, tábuas de assoalho e interior de paredes da casa já é um início. Sabe-se também que encher as aberturas com palha de aço mantém os camundongos afastados, sendo uma solução temporária até que você possa fazer o reparo definitivo da abertura. Os repelentes eletrônicos, que agem por meio de ondas ultrassônicas, emitem um som que os camundongos não podem tolerar. Mas fique atento, porém, ao fato de que as ondas sonoras perturbarão qualquer tipo de roedor, e não são o método de escolha para quem possui outros ratos como animais de estimação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível