Como matar algas sem matar os peixes

Escrito por ann lapan | Traduzido por samuel silva
Como matar algas sem matar os peixes
Você pode remover as algas do seu aquário, sem prejudicar o seu peixe (aquarium image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Se você tiver um aquário de água doce ou de água salgada, as algas podem ser um problema. Ainda que algumas algas no aquário possam ser benéficas para o seu peixe, uma grande quantidade pode fazer com que a água se torne poluída, turvando-a. Ela também pode agarrar-se ao vidro, fazendo tudo parecer sujo, e tornando difícil ver o seu peixe. As algas podem ser tenazes, o que torna difícil a sua eliminação completa. A utilização de produtos químicos é frequentemente recomendada, mas estes aditivos podem ser prejudiciais para o seu peixe. No entanto, é possível tomar várias medidas para matar as algas de forma segura.

Instruções

  1. 1

    Limpe o aquário completamente, limpando cada superfície. Realize mudanças parciais de água, trocando a água suja do aquário pela água fresca. Essas duas etapas não só reduzirão a quantidade de algas no aquário, mas ajudarão a matar a cepa de algas, removendo o excesso de nutrientes no aquário, tais como partículas de resíduos orgânicos, as quais as algas necessitam para viver.

  2. 2

    Equilibre os níveis de nutrientes no tanque. Os nutrientes, como nitritos e fosfatos, podem acumular-se no tanque. As algas exigem altos níveis desses nutrientes para viver. Use um kit de teste de água, que pode ser comprado em uma loja de aquário, para saber se os níveis de nutrientes estão elevados. Reduza os níveis de nutrientes, seja através da adição de uma filtração mais forte, ou pela adição de plantas vivas ao aquário. As plantas utilizarão os nutrientes extras e competirão com as algas. Reduzir esses níveis, se eles forem altos, não prejudicará o seu peixe, mas ajudará a matar as algas.

  3. 3

    Introduza uma aeração ou filtração fortes para seu aquário. Algumas algas não podem prosperar em um ambiente onde a água esteja constantemente em movimento. Ao adicionar filtração ou aeração extra, você cria uma corrente mais forte, o que pode ajudar em matar as algas. Além disso, a filtração extra ajudará a reduzir os níveis de nutrientes, necessários para as algas.

  4. 4

    Introduza um sistema de esterilização ultravioleta ao seu aquário, ligando-o ao seu sistema de iluminação e filtragem. Estes sistemas especializados são projetados para matar algas e bactérias no aquário. Os sistemas de esterilização ultravioleta podem ser encontrados em lojas de aquário.

  5. 5

    Cubra seu aquário ou mantenha-o em um quarto escuro por um período de dias. Este método de controle de algas é chamado de período de blecaute. A maioria dos tipos de algas precisa de luz solar forte para viver. Manter o aquário no escuro matará as algas.

  6. 6

    Crie um calendário de luz para o seu aquário. Mais uma vez, a maioria das algas precisa de muita luz para prosperar. Manter as luzes acesas por apenas oito horas por dia ajudará a matar as algas em seu aquário.

Dicas & Advertências

  • Filtre a água cuidadosamente antes de adicioná-la ao aquário, para reduzir o tempo de todos os produtos químicos que podem ser encontrados na água da torneira.

O que você precisa?

  • Kit de teste de água
  • Sistema de aeração
  • Sistema de filtragem
  • Sistema de esterilização ultravioleta

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível