Mais
×

Como matar os fungos dos folículos capilares com sal marinho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A presença de fungos no folículo capilar ocorre quando um fungo em particular gruda na pequena estrutura que origina o fio de cabelo, chamada de folículo. Fungos podem aparecer em qualquer lugar do corpo onde há a presença de pelos, e as áreas mais afetadas são o rosto, a virilha, as pernas, os braços e o couro cabeludo. Os sintomas podem incluir o aparecimento de bolinhas brancas ou pretas, coceira, descamação, pele inflamada e queda de cabelo ou pelos. O sal é conhecido por suas propriedades antissépticas e de limpeza, além de ter sido usado durante séculos como remédio para várias doenças de pele. A ação antibacteriana e desinfetante do sal reduz a inflamação, a coceira e a dor, além de ajudar a matar os fungos.

Instruções

Mate os fungos presentes nos folículos capilares com sal marinho (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Compre sal marinho puro e não refinado, encontrado na maioria das lojas de produtos naturais e na internet. O sal de cozinha que é vendido em supermercados contêm antiespumantes e outros aditivos pontencialmente irritantes. Leia o rótulo do pacote para se certificar de que não há aditivos ou agentes antiespumantes antes de comprar.

  2. Faça uma bucha de sal marinho para ajudar a eliminação de fungos. Coloque três colheres de sopa de sal marinho em um pano úmido e massageie gentilmente a área afetada. Deixe que o sal permaneça no local por alguns minutos, para depois enxaguar.

  3. Prepare uma mistura para reduzir os fungos dos folículos capilares no couro cabeludo. Acrescente em uma tigela pequena uma xícara de sal marinho, 1/2 xícara de óleo de semente de uva, 10 gotas de óleo de grapefruit e 10 gotas de óleo de zimbro. Massageie a mistura no couro cabeludo por até cinco minutos, tomando o cuidado de não esfregar muito forte para que o sal não irrite a pele. Lave o cabelo com xampu e então passe um condicionador.

  4. Coloque sal marinho em um banho de banheira. Encha uma banheira com água morna e acrescente 1/2 xícara de sal marinho, 20 gotas de óleo de melaleuca e 20 gotas de óleo de lavanda. A melaleuca tem propriedades antifúngicas poderosas e o óleo de lavanda é um anti-inflamatório e alivia a coceira.

Aviso

  • Consulte um médico se houver sintomas sérios, como a queda de cabelo ou perda de pelos localizada, já que talvez seja necessário o uso de medicamentos.

O que você precisa

  • Sal marinho
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de grapefruit
  • Óleo de melaleuca
  • Óleo de lavanda
  • Óleo de zimbro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article