×
Loading ...

Como matar o mofo dos telhados

Um telhado esverdeado pode ser um sinal de que algas, líquen ou mofo está tomando conta, lentamente destruindo a barreira que impede que água penetre na sua casa. Telhas têm uma camada de calcário entre a extremidade superior e a inferior, e é ali que o dano começa. Uma companhia profissional de limpeza de telhados pode ser contratada para remediar o problema, mas seguindo alguns passos simples, é possível fazer sozinho esta tarefa.

Instruções

Mantenha o telhado de sua casa sempre limpo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Use luvas e calças longas para proteger sua pele dos produtos químicos.

    Loading...
  2. Misture uma tampa de fosfato trissódico e água sanitária num balde com água. Utilize uma parte de água sanitária para três partes de água.

  3. Aplique a solução para limpeza usando uma bomba pulverizadora de mão, e deixe agir por 15 minutos. Aplique em uma área do telhado por vez.

  4. Enxague abundantemente com a mangueira de jardim, certificando-se de que toda a água sanitária tenha sido eliminada. Ela pode danificar telhas se for permitido que aja por muito tempo. Não use mangueiras de alta pressão, pois elas podem remover partes da cobertura das telhas, o que pode tornar sua casa ainda mais vulnerável à infiltração. Se ainda assim sobrar resíduos viscosos, repita o processo.

  5. Misture um galão (cerca de 3,7 litros) de água morna com 350 gramas de sulfato de cobre seco como uma fórmula alternativa, caso a solução de água sanitária com fosfato trissódico não esteja funcionando bem. Esta fórmula também pode ser aplicada utilizando um pulverizador de mão. O mofo, bolor, líquen ou fungo irá morrer e ficar marrom.

  6. Varra a massa de vegetação morta com uma vassoura depois que ela tiver secado.

  7. Enxague completamente com a mangueira de jardim, novamente certificando-se de que todos os resíduos de produtos químicos foram removidos.

Loading...

Dicas

  • Esse pode ser um trabalho perigoso pois mofo e bolor são muito escorregadios quando molhados. Sempre use tênis com boa tração para ficar mais firme, e trabalhe com outra pessoa por precaução. Para impedir o crescimento destes fungos, há produtos disponíveis em lojas agropecuárias que podem ser aplicados nas telhas.

Aviso

  • Certos tipos de aplicações químicas podem causar mais danos às telhas e podem fazer com que o acionamento do seguro domiciliar seja negado pela seguradora. Consulte sua empresa de seguros e cheque sua apólice para uma lista completa desses produtos.

O que você precisa

  • Calças longas
  • Tênis com boa tração nas solas
  • Água sanitária
  • Fosfato de sódio tribásico (também conhecido como fosfato trissódico)
  • Balde
  • Sulfato de cobre
  • Escada
  • Mangueira de jardim
  • Vassoura

Referências

Loading ...
Loading ...