×
Loading ...

Como matar tênias em gatos

Atualizado em 21 novembro, 2016

As tênias são parasitas intestinais muito comuns que, regularmente, infectam cachorros e gatos. Elas são adquiridas pelos felinos: os que vivem em áreas externas o dia todo, aqueles que saem somente durante o dia e os domésticos. Os ovos de tênia são trazidos para dentro de casa pelas pulgas ou por outros animais. No caso de uma infestação, é importante para os donos reconhecerem o que observar. Além disso, é bom saber como prevenir casos futuros.

Instruções

Os gatos podem pegar tênias dentro e fora de casa (cat image by Darren Ager from Fotolia.com)
  1. Tenha certeza de que seu gato possui tênias. Isso é fácil: basta observar segmentos pequenos, parecidos com um grão de arroz. O significado disso é a infecção. Os segmentos de tênias podem ser vistos nas fezes do seu gato ou ao redor do ânus, presos no pelo. Se você ainda está com dúvidas, leve seu animal (ou a amostra das fezes) ao veterinário e ele determinará se a presença dos vermes é positiva.

    Loading...
  2. Administre o medicamento que contém o Praziquantel. Ele é a substância principal no tratamento de tênias em gatos. A droga funciona de forma a forçar o verme a soltar suas garras da parede intestinal felina, permitindo que saia dali através das fezes. O Praziquantel está disponível em pílula, sob o nome de Cisticid ou Cestox. A forma líquida existe e é denominada como Profender. Ela pode ser aplicada nas costas do animal, entre as omoplatas. Uma dose é, normalmente, o suficiente para matar todas as tênias presentes.

  3. Trate as pulgas que possam existir, já que elas são as maiores culpadas por espalhar os vermes em cães e gatos. Essas pulgas, infectadas pelas tênias, são frequentemente ingeridas pelos gatos. Os vermes crescem dentro do corpo do animal, sozinhos. A aplicação mensal do medicamento contra as pulgas (como o Frontline) garantirá que as infestações não aconteçam.

  4. Limpe a sua casa com um aspirador de pó. Isso parece óbvio, mas impedirá que seu gato coma os segmentos de tênias. Tal procedimento ainda ajuda a prevenir que quaisquer pulgas presentes ingiram os ovos de tênia, o que definitivamente impede uma infestação futura.

  5. Lave a parte traseira do felino. Dessa forma, você se certificará de que não existem segmentos de tênia fixados por ali. O gato irá, inevitavelmente, ingerir os segmentos durante a sua higienização, recomeçando o processo de infecção. Um pente de pulgas é, também, muito bom para se usar, já que ele será capaz de retirar os vermes dos pelos do animal.

Loading...

O que você precisa

  • Amostra de fezes
  • Praziquantel (presente nos remédios Cisticid e Cestox)
  • Remédio contra pulgas (como o Frontline)
  • Aspirador de pó

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...