Como usar matemática na decoração da sua casa

Escrito por valerie whittier | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar matemática na decoração da sua casa
Padrões quadrados no chão contrastam com o teto curvado do corredor (arcade, interior image by Svetlana Tikhonova from Fotolia.com)

A matemática é fundamental para o design de interiores. Seu papel mais óbvio é ajudar com o planejamento do orçamento e do espaço, com medidas para cortinas e estofados. Espaços projetados para fanáticos por matemática podem utilizar símbolos matemáticos como elementos da decoração. Nas mãos de um designer qualificado a matemática e a geometria são ferramentas poderosas para a criação de salas e móveis com um impacto de design surpreendente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Espaço para decorar
  • Calculadora
  • Fita métrica

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Liste as metas do seu projeto e defina seu orçamento. Conforme você avança você terá que usar suas habilidades matemáticas para estimar o custo de cada uma de suas possíveis escolhas e fazer substituições necessárias. Se você estiver planejando um projeto grande, divida seu orçamento em pedaços menores como piso, mobília, tratamentos de janelas, canalização e eletricidade.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Comece com um orçamento (still life with calculator image by Astroid from Fotolia.com)
  2. 2

    Meça seu espaço. Você precisa observar todos os detalhes, como dimensões do quarto (comprimento, largura e altura), tamanho das janelas, espaços entre as portas e janelas, e por ai vai. Anote esses detalhes em um formulário portátil que você possa consultar conforme você compra. Se você estiver planejando um tratamento de piso de parede a parede, como carpete, telhas ou madeira, multiplique o comprimento do cômodo pela largura para determinar sua metragem quadrada. Divida seu orçamento total para o piso por metro quadrado resultante, para determinar o preço máximo por metro quadrado instalado que caberá em seu orçamento. Verifique esse valor com alguns fornecedores de pisos para determinar se sua meta é realista.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Medidas cuidadosas são essenciais para um projeto de design de sucesso (measure one image by Kimberly Reinick from Fotolia.com)
  3. 3

    Desenha uma planta de piso baseada em suas medidas. Esboce colocações de peças de mobília, vendo o tamanho máximo que cabe em cada área e o tamanho mínimo necessário. Certifique-se de que sua planta é realista verificando os números com as dimensões de peças de mobílias similares que você encontra em sites de lojas de móveis.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Desenhe uma planta de piso (house plan image by Jon Le-Bon from Fotolia.com)
  4. 4

    Meça o comprimento e a largura de todas as portas, corredores e escadas pelos quais a mobília deverá passar no caminho até seu espaço. Verifique o tamanho máximo de suas compras planejadas para ter certeza de que elas não apresentarão problemas na entrega.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Uma escada em espiral pode limitar as opções de mobílias para o cômodo de cima (Interior of Library image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)
  5. 5

    Crie uma paleta de cores para seu cômodo. Comece com uma cor principal e depois escolha cores harmoniosas para coordenar. As diferenças de cores são puramente matemáticas, produzidas por diferenças no grau no qual um objeto reflete ou absorve luz. Isso significa que uma calculadora de cores pode gerar automaticamente paletas de cores harmoniosas baseado em sua cor principal. Uma calculadora on-line pode ajudar a encontrar tons precisos e pode ser capaz de dar os nomes das cores de tintas apropriadas. Você pode misturar a maioria das famílias de cores, o truque é conseguir o tom certo de cada uma delas.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Use tintas em cores harmoniosas (paint chart image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  6. 6

    Considere como os números e proporções trabalham dentro do seu design. Vinhetas com números ímpares de itens normalmente são mais visualmente interessantes. Quando um item parece perdido em um espaço muito grande, experimente um conjunto de três itens. Lembre-se de que seu design é tridimensional e se assegure de que exista interesse visual do chão ao teto.

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Três itens relacionados de tamanhos e cores diferentes ficam ótimos em uma sala (three pumpkins image by BigDog from Fotolia.com)
  7. 7

    Unifique seu design através das formas. Procure detalhes arquitetônicos que possam ser refletidos ou contrastados com os elementos que você adiciona no cômodo. Estilos e texturas diferentes podem ser interessantes e podem evitar um visual caótico, se relacionados em um modo óbvio. A forma é um ótimo modo de atingir este objetivo. Variar tamanhos e massas também adicionará interesse em sua decoração

    Como usar matemática na decoração da sua casa
    Materiais diferentes dividindo um formato esférico ficam ótimos em uma sala (solitaire image by Jacques PALUT from Fotolia.com)
  8. 8

    Subtraia quando necessário. O antigo ditado "menos é mais" é uma regra fundamental dos bons designs.

Dicas & Advertências

  • Se você não tem tanto jeito com a matemática, você pode escolher um tecido de inspiração que "funcione" e usa-lo como a base do seu esquema de cores. Este é um modo comum de "pegar emprestado" o senso inato de cores ou matemático de um grande designer.
  • Uma roda de cores é uma forma simples de calculadora de cores que ajudará a encontrar paletas de cores complementares, monocromáticas, análogas e de outras harmonias. Este é um modo ideal para aprender sobre teoria das cores e como visualizar as relações geométricas entre os elementos das paletas harmoniosas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível