Como usar a matemática para medir a beleza de um rosto

A proporção áurea é um método que ainda pode ser usado para calcular a beleza

Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images

O renascimento europeu foi uma das eras mais prolíficas para o desenvolvimento de arte, esculturas, arquitetura e matemática. Os gregos, particularmente, foram avançados em todas essas áreas. Usando uma combinação de arte e matemática, os gregos antigos inventaram um conceito chamado de proporção áurea. A proporção áurea usa a matemática para mapear características faciais perfeitas, e os gregos usaram esse método para determinar a beleza facial de uma pessoa baseando-se em uma escala de 1 a 10.

Step 1

Tire um retrato de seu rosto com uma câmera digital e salve a foto no computador.

Step 2

Use um programa gráfico (como o Adobe Photoshop) para calcular as medidas com a ajuda da ferramenta de medições do programa. Para calcular medidas com mais precisão, use a ferramenta de zoom para aumentar a imagem durante o processo de medição.

Step 3

Calcule o comprimento e largura do rosto. Divida o comprimento pela largura. De acordo com a proporção áurea, o resultado ideal para um rosto atraente seria 1,6, pois os gregos acreditavam que um rosto bonito é 1,6 vezes maior que sua largura.

Step 4

Meça essas distâncias com a ajuda do programa gráfico. Essas medições são um subsídio das medidas descritas nos passos 1 e 2.

a. Topo da cabeça até o queixo b. Topo da cabeça até a pupila c. Pupila até a ponta do nariz d. Pupila até lábio e. Largura do nariz f. Distância externa entre os olhos g. Largura da cabeça h. Couro cabeludo até a pupila i. Ponta do nariz até o queixo j. Lábios até o queixo k. Comprimento dos lábios l. Ponta do nariz até os lábios

Step 5

Complete essas equações usando os cálculos do passo 4.

  1. a dividido por g
  2. b dividido por d
  3. i dividido por j
  4. i dividido por c
  5. e dividido por l
  6. f dividido por h
  7. k dividido por e

Step 6

Faça os cálculos do passo 5. Cada rosto é estruturado de forma diferente e possuirá medidas diferentes, então não haverá similaridade no conjunto final dos resultados. De acordo com a proporção grega, um rosto que possui oito valores de aproximadamente 1,6 pode ser descrito como um rosto perfeito e bonito.

eHow Brasil
×