Mais
×

Que materiais se deve usar para fazer um canteiro elevado para flores?

Atualizado em 19 julho, 2017

Você pode fazer um canteiro elevado, simplesmente acumulando terra e plantando nela. Apesar de não ser obrigatório que um canteiro elevado tenha os lados, este ponto dá a vantagem de evitar o escoamento dos nutrientes das plantas quando há a rega. Canteiros com lados também são mais atraentes e mais fáceis de se trabalhar, oferecendo aos jardineiros um lugar para sentar ou ajoelhar-se enquanto realizam a manutenção de rotina. Há vários materiais de trabalho bem como para os lados de um canteiro desse tipo, tais como: madeira, tijolos, troncos, trilhos velhos da estrada de ferro, pedras ou blocos de concreto.

Canteiros elevados mostram as flores e melhoram a drenagem (Flower garden image by MAXFX from Fotolia.com)

Madeira

A madeira tem a vantagem de ser fácil de se trabalhar. Além disso, você pode criar canteiros mais altos adicionando simplesmente outra linha de madeiras até chegar à altura desejada. Ela também é limitante, pois as fronteiras do canteiro devem ser em linha reta. Cedro e Pau-brasil são as escolhas mais comuns para a construção de canteiros, porque resistem à umidade melhor do que muitos outros tipos de madeira.

Tijolos

Canteiros elevados feitos de tijolos têm uma aparência elegante e atraente. Uma única linha de tijolos é suficiente para fazer um canteiro que seja ligeiramente levantado, para criar os lados mais altos em um canteiro faça mais linhas escalonadas. Tijolos mais velhos e usados dão ao seu canteiro um aspecto mais rústico.

Dormentes antigos

Os velhos dormentes da estrada de ferro dão bons lados para os canteiros, pois são grossos o suficiente para você se sentar neles enquanto cuida do canteiro. Para os lados superiores, adicione uma segunda linha. Use dormentes antigos que já não tenham mais escorrendo uma substância negra e pegajosa chamada creosoto, pois esta substância é prejudicial para as plantas.

Toras

Lados feitos com toras também fornecem uma borda para sentar-se e dão ao canteiro um aspecto rústico ou de Velho Oeste. Toras estão disponíveis em diferentes comprimentos e diâmetros, mas todas são arredondadas. Use troncos com diâmetro maior para canteiros mais profundos, pois elas se empilham melhor do que as toras finas.

Pedras

Use pedras para fazer os lados dos canteiros com praticamente qualquer forma, acomodando curvas no desenho. Empilhe as pedras para canteiros mais altos. Canteiros com lados de pedras têm uma aparência mais natural, realçada pelo preenchimento das lacunas com musgo ou plantas pequenas, que também irão impedir a perda de solo.

Blocos de concreto

Laterais de blocos de concreto exigem reforço com vergalhões para mantê-los no lugar, e os furos do centro devem ser preenchidos com brita. Empilhe os blocos para criar os lados superiores; seja criativo e faça canteiros geminados, ou construa a parte de trás mais alta do que a da frente para um canteiro de esquina. Coloque pedras planas em toda a linha superior para uma aparência suave e naturalmente acabada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article