×
Loading ...

Materiais para confecção de abajures

Atualizado em 21 novembro, 2016

Fazer abajures em casa permite que você personalize a iluminação de modo que ela se adeque a seu gosto pessoal e decoração. Projetar um abajur requer três materiais básicos: armação de arame, papel ou tecido de abajur e itens decorativos. Itens que refletem uma determinada época ou possuem um desenho contemporâneo são confeccionados com os mesmos materiais básicos.

Crie abajures personalizados em casa com uma armação de arame, material de cobertura e itens decorativos (Simple Lamp with cloth lampshade in bedroom image by nextrecord from Fotolia.com)

Armação de arame

Para começar a fazer um abajur, você precisa encontrar uma armação de arame. Estas armações podem ser compradas em uma loja de luminárias ou de abajures. Artesãos também podem reciclar a armação de equipamentos antigos. Entre algumas formas comuns destas peças estão hexágonos, círculos, quadrados, estilo vitoriano, oval, retangular e triangular, como apontam websites especializados no assunto.

Loading...

Papel ou tecido para abajur

Armações de arame para abajur são comumente cobertas com papel ou tecido apropriado. Lojas de materiais para abajur costumam vender o rolo, metro ou folha de papel para abajur. De acordo com especialistas, este papel vêm em três espessuras diferentes. O peso correto do papel usado deve ser determinado pela largura da armação. Para um item que tenha o diâmetro inferior de 10 a 20 cm, use um material leve ou de médio para pesado. Coberturas com diâmetro maior que 28 cm requerem um material pesado. Tecidos laminados, como xantugue ou estireno, também são boas opções para este trabalho.

Itens decorativos

Além da armação básica e material de cobertura, muitos abajures contam com itens decorativos como franjas e florões. Estes itens dão um toque extra ao item. Use franja rendada para dar um acabamento vitoriano à luminária. Florões são enfeites metálicos que vão na parte de cima do abajur. Geralmente, estes itens dão um ar de antiguidade a um equipamento novo, como websistes especializados apontam. Além disso, os abajures podem ser decorados com fitas, pintados com estêncis e adornados com contas ou grinaldas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...