De que materiais são feitos os moinhos de vento?

Escrito por marjorie a. burke | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
De que materiais são feitos os moinhos de vento?
Moinhos de vento (windmill image by Terry Reimink from Fotolia.com)

Um moinho de vento é uma estrutura feita pelo homem, formada por um alicerce com ventoinhas similares a pás ou hélices no topo que captam o vento, obrigando-as a girar. Esses moinhos funcionam como um catavento de plástico para crianças. As pás estão presas a uma haste que permite que a máquina opere. Os moinhos de vento podem ser torres individuais ou aparelhos posicionados no topo de um edifício alto, onde pode atrair ventos mais fortes do que se estivesse ao nível do chão.

Outras pessoas estão lendo

Como têm sido usados os moinhos de vento

As pessoas que viveram há 5.000 anos atrás descobriram uma forma de aproveitar o vento para o trabalho, como por exemplo, para fazer navegar os navios. No século nove, na Pérsia (agora Irã), foram planejados moinhos de vento que eram similares a rodas de pás para usar a energia produzida pelo vento, de modo a triturar os grãos. Mais tarde, eles foram usados para serrar a madeira e bombear a água. Depois, os holandeses usaram e modificaram esses moinhos nos anos de 1600 para bombear a água retirada de zonas na Holanda propensas a inundações. Na América, no início dos anos 30 do século passado, os americanos usaram-nos para gerar eletricidade aos residentes das zonas rurais.

Um novo uso para uma tecnologia antiga

Apesar das alterações feitas para satisfazer as necessidades da sociedade, a ideia subjacente ao desenvolvimento deste aparelho simples há milhares de anos atrás, ainda hoje é usada, apesar de o visual do moinho ter mudado de forma drástica. O moinho de vento, de aparência robusta transformou-se em um aparelho alto e elegante, chamado turbina eólica ou aerogerador, porque é usado para aproveitar o vento, considerado uma fonte de energia renovável para gerar grandes quantidades de eletricidade.

Materiais usados na construção de moinhos de vento

Os primeiros moinhos de vento eram feitos de madeira, porque ela existia em grande quantidade e podia ser facilmente cortada. Por vezes, cobriam-se as velas com junco e tecido. Mais tarde, os holandeses usaram pedras para construir suas estruturas, mas continuaram a usar lâminas de madeira. As torres das turbinas eólicas modernas são construídas em aço pintado ou revestido com liga de zinco para proteção. O funcionamento interno da turbina eólica é alojado em um compartimento revestido em fibra de vidro chamado carlinga. Como os engenheiros procuram os tipos de pás mais eficientes, usam diferentes materiais na sua composição, como por exemplo a resina de madeira, a fibra de vidro reforçada com poliéster ou fibra de vidro com núcleo oco. O gerador elétrico usa principalmente cobre e aço.

Produção energética em larga escala

As turbinas podem ser pequenas para fornecer eletricidade a uma casa ou podem ser grandes o suficiente; a chamada "wind farm", para fornecer volume de energia à corrente elétrica de toda uma região. As turbinas eólicas modernas podem ficar tão altas como um edifício de 30 pisos, com três pás que abrangem quase a mesma distância.

O futuro da turbina eólica

Os defensores da eletricidade gerada a partir da força eólica acreditam que, apesar da potência das turbinas eólicas ter triplicado desde 2007, ainda mal se começou a aproveitar o potencial da tecnologia. Hoje em dia, existem milhares de turbinas eólicas ativas no mundo e, ainda se encontram outras em fase de planejamento. Embora a energia eólica tenha suas desvantagens: as turbinas são barulhentas e operam quando há vento, apresentando perigos para pássaros e morcegos. Alguns esforços têm sido feitos para melhorar o processo de gerar energia, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível