Materiais isolantes à prova de fogo

Escrito por tom king | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais isolantes à prova de fogo
Materiais de isolamento à prova de fogo aumentam significativamente a capacidade de escapar de um incêndio (spiraling insulation image by jbattx from Fotolia.com)

Materiais de isolamento à prova de fogo vêm em cinco formas primárias. Eles incluem fibras em pedaços, espuma, tapetes e tecidos de fibras, placa ou blocos de isolamento, filmes e chapas. A resistência ao fogo de cada um depende do material do qual é composto.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de isolamento

Fibras em pedaços ficam soltas e cabem em buracos e lugares apertados mais facilmente. As fibras soltas podem também ser prensadas em forma de uma esteira ou como um tecido se for trançada, tricotada, entrelaçada ou prensada em um adesivo. A espuma de isolamento é feita de plástico de baixa densidade e outros polímeros. Muitas vezes, são usadas em superfícies verticais ou no teto de edifícios ou dentro das máquinas ou aparatos eletrônicos. Blocos e placas de isolamento são feitos em folhas, tiras, placas ou formas personalizadas. Filmes, chapas, lâminas ou compósitos cerâmicos aumentam a resistência ao fogo em espaços fechados.

Resistência ao fogo

Quase todos os isolamentos são avaliados como à prova de fogo. A maioria, no entanto, apenas resiste às chamas. Bastões de fibra de vidro não devem ser usados em temperaturas acima de 100 °C. Lã de vidro lida com temperaturas de até 660 °C. Muitos polímeros de fibra toleram temperaturas de até 1.200 °C. Isolamentos à base de silicato (amianto) resistem a temperaturas acima de 1.600 °C. Materiais de isolamento também podem ser projetados para resistir a produtos químicos, energia elétrica, combustíveis ou solventes.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é vidro derretido colocado em uma centrífuga onde os orifícios formam as fibras de vidro, como em uma máquina de algodão doce. A fibra de vidro em si não queima, embora o papel ou a película que cobrem os bastões de fibra de vidro queime.

Lã de vidro e mineral

A lã mineral é reciclada a partir dos resíduos do minério de ferro ou feitas diretamente a partir de rochas naturais e praticamente não queimam por causa de sua alta temperatura de fusão. A lã mineral se destaca em aplicações térmicas. A lã de vidro, feita de areia fundida e vidro reciclado, aprisiona o ar e bloqueia o calor, o frio e o barulho. Leves, à prova de insetos e flexíveis, o isolamento feito desse material é de fácil instalação. Você pode plantar e fazer juntas e pastilhas de freio a partir dele.

Esteira de fibra

Isolamento de esteira de fibra é feito a partir de seis minerais diferentes, conhecidos coletivamente como o amianto. Este possui grande resistência mecânica, alta resistência ao calor e a produtos químicos e não conduz eletricidade. Apesar dos riscos conhecidos para a saúde, algumas alternativas estão disponíveis para substituir o amianto, mas ele continua a ser usado para tudo, desde telhas até peças da embreagem. Vários polímeros com baixo ponto de fusão e alternativas de óxido de alumínio são caros e não têm a eficácia do amianto.

Espuma

Celulose do tipo feito de jornal reciclado resiste ao fogo se forem adicionados retardadores de chamas químicos. No entanto, não é à prova de fogo. Celulose tratada com produtos químicos resistentes ao fogo incendeia a 150 °C, perdendo suas propriedades antifogo. Na sua versão em espuma, é menos inflamável, mas ainda pode inflamar a altas temperaturas. Espumas isolantes de poliisocianurato e poliuretano têm sido conhecidas por produzir gases que causam desconforto respiratório, danos ao fígado e ao aparelho reprodutivo, dores de cabeça e irritação nos olhos. Isolamento de espuma rígida de poliestireno expandida não produz gases nocivos. O icieno produz uma espuma de células abertas com uma mistura de dióxido de carbono e água. A espuma Air Krete é feita a partir de óxido de magnésio retirado da água do mar. Air Krete é mais limpa de se produzir e não produz gases nocivos.

Especialidade do isolamento

Filmes, chapas e laminados são finas aplicações dos produtos isolantes feitos com espuma, tecido, metal, vidro, cerâmica, resina ou outros materiais. Eles são usados ​​em aplicações eletrônicas ou industriais onde as fontes de calor próximas podem danificar peças eletrônicas frágeis. O isolamento à base de cerâmica é, muitas vezes, usado para fazer formas resistentes ao calor para suportes de tubos, dutos de chaminé e em máquinas com vibrações ou impactos que podem desalojar o isolamento. Blocos de isolamento cerâmico podem ser cortados em formas geométricas para aplicações especiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível